I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ações conjuntas serão retomadas contra perturbação do sossego

Atolerância aos abusos cometidos por som alto e perturbação de sossego pode estar com os dias contados em Foz do Iguaçu. O município estuda retomar o mais breve possível, ações integradas de fiscalizações urbanas para coibir os excessos do gênero, que ocorrem principalmente aos finais de semana, tanto na região central como nos bairros.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Luiz Souza Almeida, o número crescente de ocorrências relacionadas à perturbação de sossego com som alto registradas pela Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) vem atingindo patamares que exigem uma resposta mais ofensiva das autoridades. "Estamos retomando as conversações com as secretarias envolvidas nas ações conjuntas como, Meio Ambiente, Fazenda e outros órgãos, para retomar as operações integradas, de maneira que possamos reduzir as ocorrências que estão aumentando muito nestes últimos meses", disse.

Segundo a Polícia Militar, de sexta-feira a domingo, uma média de 60 ocorrências do gênero são registradas pelos policiais. "Isso é variável. Agora que é período de férias, a situação piora. O mês de outubro passado foi um dos que se encerraram com maior número de ocorrências: 629", afirmou o tenente Diogo Fernando Sampaio, relações-públicas da PM.

Os principais pontos críticos identificados pelas equipes da GM e PM, no centro, passíveis de uma fiscalização mais rigorosa, são os postos de combustíveis, onde se concentram grupos e carros equipados com som, capazes de fazer a alegria de uns e, ao mesmo tempo, o tormento de outros. "Este é um problema que atinge toda a cidade, recebemos reclamações de várias regiões do município. Há necessidade de reforço nas fiscalizações, possibilitando que elas sejam mais completas, levando equipes da Secretaria da Fazenda, por exemplo, pode-se verificar a situação de funcionamento dos estabelecimentos e outros itens complementares", destaca o tenente. Ele explica que, paralelamente às ações integradas, a PM atualmente desloca todos os finais de semana uma equipe encarregada somente da fiscalização aos abusos, atuante na "Patrulha do Som".

Com a retomada das ações conjuntas, a proposta é aumentar o rigor sobre os perturbadores de sossego, até que os locais deixem de ser utilizados para esta finalidade. A intenção é que a fiscalização alcance ainda outras infrações como, excesso de velocidade, documentação dos veículos, alvarás nos estabelecimentos, verificação de uso de drogas, armas e pessoas procuradas pela Justiça. "Todas as ações adotadas buscam restabelecer a tranquilidade", disse o secretário.

Uma das medidas que prometem ser o diferencial das ações a ser desencadeadas é a emissão de multas aos motoristas que usam o som acima do volume permitido. "Inicialmente, faremos a orientação. Em caso de reincidência, a pessoa poderá ser multada em até R$ 5 mil, como prevê a lei em caso de crime ambiental", disse.

Para a polícia, outro problema em atender a inúmeras reclamações ocasionadas pela falta de respeito ao próximo está no fato de que elas acabam tomando tempo da polícia em detrimento a ocorrências de maior importância do ponto de vista do combate à criminalidade. "Por causa de atritos envolvendo estas questões, a polícia precisa se deslocar até o local, sendo que há, muitas vezes, ocorrências mais graves acontecendo e precisando de atendimento policial", frisa o tenente.

O aposentado João Silvério, 63 anos, mora nas proximidades do Boicy, região central de Foz. Ele conta que nos últimos meses, a palavra "sossego" perdeu o sentido para ele e vizinhos próximos a um posto de combustível, onde jovens reúnem-se todos os finais de semana regados à música alta e bebidas até o amanhecer do dia. "Infelizmente, têm pessoas que acham que podem se divertir a qualquer custo. Quem trabalha e precisa descansar tem de esperá-los se cansar", relata.

Há cerca de três meses, uma ação integrada das forças policiais foi realizada naquele ponto. "Na ocasião, tivemos a participação da PF e nos dias subsequentes teve um resultado muito positivo", concluiu Sampaio.


Lilian Azevedo - Reportagem jornal a gazeta do iguaçu dia 25 de janeiro de 2011 http://www.gazeta.inf.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário