I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Guarda Municipal chega aos 16 anos atuando com as demais forças


Em atividade desde 5 de maio de 1994, a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu chega aos 16 anos nesta quarta-feira como uma corporação que evoluiu do fim para o qual foi criada. Instituída com o fundamento principal de proteger o patrimônio público, a GM atualmente atua na prevenção e no combate ao crime, com ações de inteligência e também ao lado das demais forças. Neste período, a corporação também amadureceu, passando até mesmo a atuar contra os seus próprios membros, em caso de desvio de conduta.
Na avaliação do secretário municipal de Assuntos de Segurança Pública, Adão Almeida, nestes 16 anos a GM avançou e amadureceu muito, tornando-se uma "polícia municipal", mesmo que pela Constituição este nome não possa ser usado. "A GM hoje atua muito em casos de flagrante delito e na prevenção do crime, o que é muito importante. Há muitas ocorrências diárias que fazem parte de um trabalho preventivo, que é nosso enfoque. Mas mesmo assim, com toda a prevenção que fazemos, a Guarda prendeu, no ano passado, 551 pessoas em flagrante delito", contextualizou.
Conjunto
Dentro das atividades da Guarda, destacam-se as desenvolvidas em conjunto com a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Força Samurai — serviço de inteligência da Polícia Militar — e com o Grupo de Ação de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual. O Gaeco possui até mesmo em seus quadros três guardas municipais, que realizam a atividade fim do grupo, que é a investigação.
"Temos GMs na Delegacia da Mulher, prestamos apoio a todas as forças de segurança, com quem fazemos operações conjuntas que têm dados bons resultados. Há muitas apreensões de veículos com placas paraguaias, que poderiam ser usados para cometer delitos. Em cada operação são dezenas. Ou seja, estamos tirando os instrumentos dos criminosos. Apreensões de armas são uma rotina, o que também previne o crime".
Outro fator que mostra o amadurecimento da corporação, no entender de Almeida, é o o reconhecimento por parte do governo federal à GM. Prova disso é o fato de Foz ter conseguido ingressar no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), sendo a primeira cidade fora dos grandes eixos urbanos a assinar o convênio com o Ministério da Justiça.
"Isso se traduz em reconhecimento da importância do nosso trabalho. Recebemos recursos maiores que muitas capitais e por isso a GM está de parabéns pelos seus 16 anos".
Na área de inteligência, o órgão possui atualmente um grupo que controla um banco de dados e o mapa do crime da cidade, cujas informações são repassadas às forças policiais. "Para combater o crime organizado, e este está instalado aqui na região, só com inteligência policial. Os métodos seculares de combate ao crime são impensáveis se não tiver inteligência policial. Temos GMs fazendo cursos na escola da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). É a primeira Guarda Municipal do país a fazer este curso, o que é raro".
Dentre as atividades, a GM de Foz possui ainda as desenvolvida por seu Grupo Tático. Sua atuação, conforme Almeida, é reconhecida fora da cidade. "Se você acessar o site do Ministério da Justiça, verá as ações da GM, da FNS e da PF. Nós fazemos um trabalho com muita transparência. A cada operação, são encaminhados dados ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público", contou
O aniversário da GM será comemorado em uma solenidade hoje, às 9 horas, na sede da corporação



Nelson Figueira jornal a gazeta do Iguaçu dia 05 de maio de 2010

Um comentário:

  1. Parabéns aos Irmãos e as Irmãs da GM de Foz do Iguaçu!!!
    O trabalho que desenvolvem é motivo de muito orgulho para todos os GMs que buscam a excelência profissional e a prestação de um melhor serviço à comunidade!
    Feliz Aniversário !!!
    GM Marino-Guarda Municipal de Novo Hamburgo-RS

    ResponderExcluir