I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

COMEMORAÇÕES



 GM GERSON PRESIDENTE DA A.G.M RECEBE A PLACA DAS MÃOS DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PUBLICA SENHOR ADÃO ALMEIDA


O comprometimento por parte de seus membros e o reconhecimento da população e dos órgãos de segurança pública foram destacados ontem, na cerimônia de 16 anos da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. Em comum, os presentes destacaram que, neste período, a corporação passou a ser referência não apenas na cidade e região, mas em várias partes do Brasil, o que a viabiliza para se tornar uma "polícia municipal", o que ainda é impedido pela Constituição. Na cerimônia, três guardas receberam os certificados de participação em curso promovido pela Academia Nacional de Polícia Federal. Já a corporação recebeu uma placa comemorativa, em alusão aos 16 anos, concedida pela Federação Nacional dos Policiais Federais.
Em atividade desde 5 de maio de 1994, a Guarda Municipal surgiu primeiramente para atuar na proteção ao patrimônio público. No entanto, com os crescentes números de violência e criminalidade na cidade, aos poucos a corporação assumiu uma postura de prevenção e combate ao crime. Com isso, a GM hoje atua ao lado das demais forças, como a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança e Polícia Militar, incluindo a Força Samurai, recebendo o respeito não apenas destes órgãos, mas também da população.
"A Guarda Municipal é considerada, atualmente, pelas instituições de segurança e pela sociedade, parceira estratégica na promoção de segurança pública no município. Seu amplo histórico de atendimento ao público evidencia o feito, sendo que desde maio de 1994, quando entrou em operação, foram mais de 150 mil ocorrências atendidas de natureza diversa", lembrou o diretor-técnico da Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Eder Santos de Oliveira.
Justiça
Considerada pelo seu diretor, Reginaldo da Silva, como "bastante eclética", a GM também é lembrada, de acordo com ele, como formadora de profissionais que, dentro ou fora da corporação, reconhecem a contribuição desta às suas carreiras. Para ilustrar seu pensamento, na cerimônia de ontem,reginaldo da Silva disse que, na segunda-feira, quando iniciou-se um curso com representantes de todos os segmentos de segurança pública de Foz e região — ministrado pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) — um ex-colega de corporação, que hoje atua na Polícia Rodoviária Federal, reconheceu esta particularidade.
"Ele (o ex-guarda) disse que teve a grata satisfação de conhecer a segurança pública na GM. Esta é nossa Guarda, que já formou delegados, analistas, técnicos de segurança pública".
Pensamento semelhante seguiu o vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro, para quem a GM é uma instituição que merece o reconhecimento por estar ao lado das principais forças de segurança do país. Tal reconhecimento é, conforme ele, fruto do comprometimento de seus membros. "Nada disso aconteceria se não tivéssemos um corpo da GM comprometido com essas causas. Não teríamos o reconhecimento e o respeito desta instituição se não tivéssemos homens e mulheres comprometidos".
Polícia
Embora atue como tal, a Guarda Municipal não pode ser considerada polícia, em razão da Constituição Federal, o que, na avaliação do secretário municipal de Segurança Pública, Adão Almeida, em breve deverá ser avaliado. Para ele, "é isso que o Brasil está precisando hoje e a cada dia isso fica mais claro", ponderou. No entender de Almeida, fatores como o reconhecimento do Ministério da Justiça, que inclui a cidade no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com encaminhamento de recursos, é um reconhecimento ao trabalho da Guarda, "que aqui funciona como uma polícia municipal e uma polícia muito boa. Os números estão aí". No ano passado, a corporação prendeu em flagrante delito 551 criminosos. 

nelsom figueira jornal a gazeta do iguacu dia 06 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário