Instalado há uma semana e já em funcionamento, o sistema ainda está em acompanhamento para avaliação. Segundo o comandante da Guarda Municipal , Reginaldo da Silva, este acompanhamento visa identificar possíveis falhas ou situações não previstas para buscar corrigir. Segundo ele, os telefones gravados são os feitos para o 199 e o 153. O primeiro é da Defesa Civil Municipal e o segundo de emergência da Guarda Municipal de Foz, usado pelos moradores para informar ocorrências, fazer denúncias ou solicitar a presença dos servidores.
Garantia
Segundo Silva, os telefonemas passarão a ser gravados não apenas por causa dos trotes, "mas para dar garantia para o serviço". "A pessoa que liga quer fazer alguma reclamação ou mesmo o atendente guarda municipal que está prestando serviço na central acaba precisando comprovar que uma ligação aconteceu, ou que não aconteceu. Ou que a pessoa foi ou não atendida. Então serve para dar suporte tanto para nós, que operamos o sistema da segurança pública, como ao usuários do sistema", explicou.
O sistema, totalmente digital, arquiva as gravações dos atendimentos, que passam a ser monitorados pela corregedoria do órgão, embora todo o software e os equipamentos implantados pela Secretaria de Tecnologia da Informação estejam na sede da GM, em uma sala reservada.
"O trabalho que a Corregedoria faz é o acompanhamento destas ligações. Temos acessos até porque são servidores que estão entrando em contato direto com pessoas do município. Então, fazemos uma verificação de como está sendo feito este atendimento e fiscalizamos o trabalho dos GMs que atendem ao telefone na central", disse o corregedor Sandro Miguel de Souza.
Assim como o comandante da GM, Souza também aponta para a melhora que o serviço prestado pela corporação poderá alcançar com os novos equipamentos. Fato constatado antes mesmo da sua implantação por meio da verificação de sistemas semelhantes usados por outros órgãos afins. "É uma segurança tanto para o usuário como para um eventual servidor. Fica uma situação: às vezes o usuário vem à Ouvidoria ou Corregedoria fazer uma reclamação, dizendo que foi mal atendido. Então, por meio dos dados que ele informar, podemos fazer um levantamento se realmente houve este mau atendimento ou não, para ser instaurado um procedimento", contextualizou Souza.
Conforme ele, em um levantamento feito a partir de novembro, já prevendo a instalação dos equipamentos, foi constatado que a Guarda Municipal recebe aproximadamente de 8 mil a 9 mil telefonemas por mês ao 153 e 199. As ligações são tanto da população quanto dos próprios GMs, que utilizam-no para repassar ou receber informações.
A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu atua no combate a ilícitos; averiguações e orientações; fiscalização e atendimento de trânsito e em policiamento a eventos, entre outros. Por estar em área restrita, o novo sistema não pode ser fotografado pela imprensa.
Reportagem Nelson Figueira jornal a gazeta do Iguaçu dia 29 de dezembro de 2010 www.gazeta.inf.br
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