I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 28 de maio de 2011

Operação Pinçamento Duas Rodas fecha o cerco a criminosos que usam motos

<>
<>

Para coibir a prática de crimes na cidade, em que comumente os marginais utilizam de motocicletas, o Pelotão de Trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar com apoio da guarda municipal tem desenvolvido a Operação Pinçamento Duas Rodas. A ofensiva, que nesta semana ocorreu na terça, 24, e na quinta-feira, 26, tem como diferencial, como o nome indica, o uso deste tipo de veículos também por policiais. A partir de uma base, os servidores fazem buscas em uma determinada região, abordando veículos e pessoas. Com isso, há uma maior eficiência e eficácia dos trabalhos.
Na última operação, os trabalhos se estenderam das 14 às 19 horas, na região Leste, com a base no Morumbi. Durante os trabalhos, foram abordados 211 motos e veículos, que resultaram em 115 notificações por infração de trânsito. Destes, trinta e duas motos e dois carros foram removidos ao pátio do Pelotão de Trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar. No total, 297 pessoas foram abordadas.
"Neste mês, estamos focando estas operações e o diferencial é que a última, na quinta-feira, 26, contou com apoio da Guarda Municipal. Com isso conseguimos maior efetividade na ação", disse o comandante do Pelotão de Trânsito do 14º BPM, tenente Edson Dal Pozzo.
Conforme ele, o apoio foi prestado pelos GMs tanto com viaturas quanto com motocicletas. "Como o foco são as motos, nada melhor o policial e a guarda também neste tipo de veículo. Tem mais mobilidade e consegue fazer abordagens mais proveitosas. A visão é mais ampla, diferentemente das abordagens com viaturas ou com um ponto fixo, em uma avenida, com um bloqueio. Patrulhando com a moto se consegue abranger uma área maior, consegue abordar pessoas que talvez não seriam abordadas em um bloqueio estático", complementou o tenente.
Com este "pinçamento", é possível, ao se cobrir uma maior área, fazer abordagens tanto em vias principais quanto nas menos movimentadas. Conforme Dal Pozzo, essas abordagens são vistas pela população, o que aumenta a sensação de segurança na comunidade.
Motos
Conforme ele, as motos são o foco, pois em Foz há um histórico, "não tão distante de outras cidades", em que muitos crimes são cometidos por pessoas usando este tipo de veículo. São desde homicídios, "uma marca de Foz, infelizmente", a roubos, assaltos e tráfico de drogas. "O crime se movimenta sobre rodas e grande parte em duas rodas. Então, vamos canalizar os esforços, as abordagens policiais, para este tipo de usuário de trânsito".
Na quinta-feira, não houve flagrantes de crimes. Mas na terça-feira, com os trabalhos apenas da PM, no centro, houve prisões em flagrante por porte de maconha e por uso de documentos falsos (habilitação estrangeira).
"Já fizemos no centro na região Leste, vamos atuar em outros setores e não quer dizer que não iremos retornar. As operações serão esporádicas e em oportunidades seguidas integraremos com a GM, somando recursos e multiplicando resultados".

fonte jornal a gazeta do iguaçu dia 28 de maio de 2011 www.gazeta.inf.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário