I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Guarda Municipal de foz do iguaçu completa 17 anos de serviços a comunidade



Uma solenidade às 9h desta quinta-feira (5) na sede da Guarda Municipal (GM) marcou o 17º aniversário da corporação. São quase duas décadas de serviços prestados à comunidade. Ao longo de quase duas décadas, a GM de Foz foi gradativamente ganhando espaço junto à sociedade iguaçuense. Hoje é reconhecida pelas instituições de segurança como parceira estratégica na promoção de segurança pública no município.
Em 5 de maio de 1994 a corporação iniciou suas atividades de proteção a bens, serviços e instalações, bem como de agente fiscalizador de trânsito, apoio aos turistas, defesa civil, meio ambiente e colaboração aos demais órgãos de segurança. O alto índice de criminalidade da tríplice fronteira impôs a GM a postura de combate ao crime. Em dezessete anos foram registradas quase 165 mil ocorrências, desde simples delito e atendimento ao cidadão as grandes apreensões de drogas e de contrabando. Anualmente são feitos, em média, 600 flagrantes pelas equipes operacionais.
A instituição conta hoje com um efetivo de 287 guardas e 191 servidores com atribuição de vigilância patrimonial dos equipamentos municipais. Ao todo são 487 servidores, incluíndo o pessoal da área administrativa. Para atender a população a corporação conta com 64 motocicletas e 35 viaturas. Duas viaturas atendem ao recém criado Grupo Tático de Apoio (GTA) e uma é utilizada na patrulha pela área rural do município.
A atuação da GM também é destaque nas ações de cidadania. Das 163.338 ocorrências, 80% são de cunho social. A Polícia Comunitária, distribuída em doze regiões do município, atualmente, é o mais importante elo entre o poder público e o cidadão. O modelo de policiamento instituido pelo Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, é aplicado desde 2009. Até 2012 o projeto contará com o apoio do Conselho de Moradores para Desenvolvimento de Cidadania.
O secretário de Segurança do Município, Adão Almeida e o chefe da GM, Reginaldo Silva, participaram do programa Contraponto, na manhã de quinta-feira (5). Os dirigentes comentaram o trabalho realizado na cidade. Almeida informou que para este ano mais R$ 5 milhões serão investidos no órgão. O recurso foi repassado pelo governo federal em dezembro do ano passado e será usado no monitoramento de Foz do Iguaçu. "Ainda não gastamos o dinheiro porque queremos fazer da melhor maneira possíveis, através de uma licitação acompanhada por técnicos", informou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário