I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Guardas municipais participam de treinamento prático



Nos próximos três meses, 287 guardas municipais irão participar do treinamento em atenção à lei 10.826/2003 (Lei do Desarmamento). A reciclagem, que faz parte das condições para o porte da arma da corporação, é realizada anualmente e se subdivide nas áreas prática e teórica. A primeira turma de servidores da GM — um dos departamentos da Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública — começou o treinamento na segunda-feira, 16.
Os 287 GMs foram divididos em dez turmas. Cada uma delas terá de cumprir uma carga de 80 horas. As aulas serão realizadas de segunda a sábado e serão ministradas pelo subinspetor Garcia, que além de instrutor, comanda o Grupo Tático de Apoio (GTA).

"O treinamento é feito anualmente. É uma revisão de todas as técnicas operacionais policiais. Desde a abordagem a controle de distúrbios. Temos patrulhamento, entradas em ambientes fechados, condutas de patrulha, tiro e armamento não letal, que vamos trabalhar bastante também", resumiu Garcia.

Tiro

As aulas são ministradas em três locais distintos: no quartel da GM, no caso dos ensinamentos teóricos; no Centro de Convenções, e na Sede Recreativa da Associação dos GMs, para o treinamento prático. "Neste ano, a parte teórica foi diminuída. Serão 95% de prático. Apenas algumas matérias é que tiveram de ser feitas revisões teóricas, seguindo a legislação. Mas as demais questões de policiamento, de abordagens, não têm teoria. Apenas prática mesmo", complementou Garcia. Independentemente de onde atuem, a princípio, todos os servidores da corporação irão passar pelo treinamento.

Conforme a assessoria da GM, na segunda-feira, os servidores tiveram instruções sobre regras de ataque, controle e equilíbrio de armas e sobre legislação e doutrina no uso de instrumentos de baixa. Na terça-feira, 18, o treinamento foi no Centro de Convenções. Trinta GMs receberam instruções e praticaram exercícios de emboscada e contraemboscada, embarque e desembarque, utilizando arma de calibre 12, abordagem de veículo em movimento e resgate de ferido durante operação, conforme a assessoria do órgão.
Ontem, à tarde, o treinamento prático foi no Centro de Convenções. Já amanhã, ainda conforme a assessoria, a partir das 8 horas, os servidores estarão no Estande de Tiro do Clube Cataratas, onde desenvolverão práticas de conduta no estande, saneamento de pane, técnicas do tiro barricado e realização de tiro real.

Relevância

Como analisou Garcia, a relevância do treinamento reside no fato de este afetar "diretamente na qualidade do serviço". "O guarda bem condicionado, bem preparado, está apto a prestar um trabalho de melhor qualidade e com maior segurança também", avaliou.

Segundo o subinspetor, apenas o treinamento e o conhecimento garantem a especialização de uma corporação e a qualidade na prestação de serviços. "Quanto mais habilitação, melhor prestação de serviço para as pessoas. Vai se garantir a integridade do GM e das pessoas que estão ligadas a ele no dia a dia. Então isso é extremamente importante", encerrou.

fonte jornal a gazeta do iguaçu dia 20 de maio de 2011 www.gazeta.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário