I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Radar portátil é ferramenta contra maus condutores
Equipamento funciona com um operador e capta imagens de infratores em principais avenidas da cidade



A Guarda Municipal em parceria com o Foztrans conta há pouco mais de um mês com uma ferramenta eficaz no combate aos maus motoristas: o radar portátil. Com ele, é possível visitar vários locais onde o fluxo de veículos é intenso e verificar a quantidade de motoristas que mesmo dentro do perímetro urbano infringem o limite de velocidade.
Na última semana, o trânsito da Costa e Silva foi avaliado. Com apenas um aparelho, já foram registradas varias infrações de trânsito, em breve, uma quantidade maior dos dispositivos deve estar em operação. "Tivemos a promessa de mais radares como este, e de pessoal treinado, hoje dependemos disso para colocar em operação o equipamento", disse Vandro Cezar Erienhardt, coordenador de Trânsito e Defesa Civil.
Os resultados são obtidos por meio da captação da velocidade e mais tarde descarregados num sistema dentro do Foztrans. Após os veículos dos infratores ser identificados, uma multa é gerada. Apesar da tomada de tempo ser curta – em média, os agentes permanecem de 1h30 a duas horas em cada local – é possível verificar muitas irregularidades. "Não há aproveitamento de 100% das imagens que captamos, mas aproveitamos boa parte, e o que percebemos é que as infrações são constantes", disse o chefe setorial de Fiscalização do Foztrans, José Roberto Alves Ferreira. Segundo ele, a média é captar de 30 a 50 veículos. "Somente numa via verificada (Costa e Silva), chegamos a captar 42 veículos flagrados por excesso de velocidade. Isso significa que os motoristas não estão levando em consideração o Código de Trânsito e os limites de velocidade".
O comparativo feito por Ferreira é traçado a partir do comportamento do motorista no centro e na BR. "Quando na BR a fiscalização ficou mais dura com multas, o motorista ficou mais cuidadoso; o que não aconteceu no centro, vemos que somente alertar não adianta", comenta. A utilização do radar portátil é feita por um agente que escolhe um ponto estratégico, mas visível também aos motoristas. "Com o radar, há placa informando limite de velocidade e informação eletrônica, geralmente a 150 metros do radar, em local bem visível".
O excesso de velocidade está entre as infrações mais frequentes verificadas no perímetro urbano. Mostra disso foi o levantamento cedido pelo Foztrans, que aponta 1.854 casos de excesso de velocidade nas lombadas eletrônicas em janeiro de 2009. Em 2010, este mesmo tipo de infração chegou a 1.346. A infração está no topo da lista e é seguida de perto pelo estacionamento em local proibido.
Para o diretor do Foztrans, Ali Safadi, o maior problema enfrentado com os motoristas na cidade é a falta de cultura em relação à segurança no trânsito. "Isso é desrespeito, pois a cultura da impunidade existe, e isso não acontece somente no centro, mas também nos bairros".
As multas para excesso de velocidade variam entre R$ 85 a R$ 547, dependendo da velocidade. A utilização do radar móvel é feita três vezes por semana, em locais e horários indeterminados.

Daniela Valiente jornal a gazeta do Iguaçu dia 22 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário