I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Região da Vila C será a primeira a receber projeto de polícia comunitária



Doze bairros da região da Vila C serão os primeiros da cidade a receber o novo modelo de policiamentos comunitário, implantado pela prefeitura de Foz do Iguaçu por meio da Secretaria de Segurança. O projeto piloto foi apresentado ontem em uma reunião com representantes de todas as secretarias e autarquias, já que dentro da nova filosofia as ações de segurança serão feitas de forma integrada. O projeto é a contrapartida municipal do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O projeto, coordenado pela Guarda Municipal, tem como parceiros os governos estadual e federal. Nesta fase piloto, serão atendidos os moradores da Vila C, Jardim Universitário, Vila São Sebastião, Porto Belo, Jardins Califórnia, Itaipu e Florença, Cidade Nova e Bela Vista. "(O policiamento) vai ser de uma forma bem participativa, onde serão integrantes não só a administração pública, mas também a comunidade, os clubes de serviço, escolas, creches. Vamos implantar o programa de segurança com cidadania, em que o conselho de desenvolvimento e a parte social darão todo o suporte, pois a segurança sozinha não consegue dar conta da resolução dos problemas, pois existem várias questões sociais que acabam repercutindo na segurança", resumiu o diretor da GM, Reginaldo da Silva.


equipes





O novo conceito de policiamento é fruto de subsídios recebidos pelo município no valor de R$ 3,157 milhões, oriundos do Pronasci. Dentre os investimentos para a concretização do projeto, está a aquisição de 22 viaturas — 18 Ecosport e quatro Rangers — e 15 motocicletas que se juntarão às 15 viaturas e 35 motos da frota já existente da corporação.


"Na Vila C, teremos uma equipe de 12 GMs e um coordenador, que farão o levantamento e o mapeamento de toda a situação da região junto à população. Esta equipe terá autonomia para trabalhar nos locais e horários de acordo com as situações previamente observadas por meio de trabalho de estatísticas, para buscarmos atuar de forma proativa, antes de o fato acontecer", contextualizou Silva.


Da região da Vila C, o projeto será estendido às demais 11 regiões da cidade, que foi dividida em 12 áreas urbanas e uma rural, de acordo com o zoneamento do município, que leva em conta tantos critérios demográficos quanto geográficos como forma de obter uma distribuição do efetivo de forma mais equitativa.


Especificamente nos doze bairros da região da Vila C, atuarão 12 GMs com duas viaturas e duas motocicletas. "Os GMs permanecerão apenas naquela região para ter o conhecimento mais próximo tanto da população como para a população também ter conhecimento e a confiança seja recíproca. Haverá um telefone celular que permanecerá com o coordenador e os serviços serão distribuídos tanto pela central de operações como também pela comunidade, que entrará em contato com o coordenador e este distribuirá as atividades".


Ainda em relação à primeira área, o projeto está em fase de preparação tanto da GM quanto da população. Com as novas viaturas, que têm previsão de chegar até o início de setembro, o projeto será implantado naquela região de forma definitiva. No entanto, o início em caráter piloto já está em iniciação com a viatura da área.



Comunidade





Dentro da filosofia de segurança haverá ainda o papel desempenhado pelo conselho de moradores, grupo que levará informações para os GMs. Estas poderão ser de âmbito geral e não apenas do setor de segurança, mas também da saúde, educação, obras, assistência social, proteção à infância e adolescência, esporte e outros. "O conselho será o elo entre a população e a administração pública".
O projeto contará ainda com auxílio do Grupo Tático de Apoio (GTA), formado por guardas que participaram de uma série de treinamentos como como o Curso Tático de Abordagem e Mobilização (CTAI), promovido pela 6ª Subdivisão Policial e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz. Ministrado por instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de janeiro, o treinamento contou com aulas de incursões em áreas de risco, rapel, escalada e outros. "Eles vão estar também à disposição tanto para a atender a GM como um todo como para dar suporte à equipe que atuará na Vila C", complementou o diretor da GM.



Comandada pelo prefeito Paulo Mac Donald, a reunião contou com a participação dos outros órgãos municipais em razão do caráter
integral do projeto. Segundo Mac Donald, o modelo atual de segurança é ineficaz, por isso deve ser implantado uma nova modalidade. "Esta história de só aumentar efetivo é impossível. O custo é alto e não tem funcionários. Nós partimos de uma alternativa que é a segurança integral. Vamos ver a educação, saúde, habitação, assistência social, psicológica, jurídica, obras. Vamos criar escolas que têm abertura para a comunidade. Isso é uma nova maneira de ver a segurança. Vamos dotar essas regiões de uma estrutura absolutamente nova, um conceito novo que tenho certeza nos dará resultados muito interessantes", comentou.
 
jornal a gazeta do iguaçu dia 30 de julho de 2010 www.gazeta.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário