I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 10 de julho de 2010

POLICIAIS ENCERRAM CURSO TÁTICO DE ABORDAGEM E IMOBILIZAÇÃO

Depois de cinco dias de intensos treinamentos, 60 agentes das forças de segurança da fronteira encerraram a participação, na sexta-feira, 9, do Curso Tático de Abordagem e Mobilização (CTAI), promovido pela 6ª Subdivisão Policial e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu. Durante toda a semana, eles receberam noções de práticas de abordagem, cuidados operacionais e jurídicos, imobilizações pessoais, tomada de edificações, explosivos e movimentações táticas. O curso é um dos instrumentos que embasarão a criação de um grupo tático, que atuará em situações de altíssimo risco — que oferecem perigo de morte tanto para policiais quanto para cidadãos. O anúncio da criação deste grupo de elite foi feito na terça-feira pelo secretário de Segurança de Foz do Iguaçu, Adão Luiz Souza de Almeida.



Ministrado por instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de janeiro, o curso foi dividido em partes teórica e prática, e teve a participação de agentes da Polícia Civil, das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, Guarda Municipal e membros da Receita Federal. Além destes, participaram servidores do Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) e membros da Polícia Nacional do Paraguai e da Gendarmeria argentina. Todos como a meta de aprimorar a qualidade técnica na abordagem.


Com ênfase na parte prática, o treinamento contou com simulações de abordagem a pessoas em casos de flagrante armado. Os policiais receberam técnicas de revista pessoal, captura com algemas e condução para a viatura. Também nas aulas, os agentes participaram de simulações de abordagens a veículos, com cobertura, retirada e revista. Constaram ainda do programa treinamento de tiro e operações com helicóptero. O espaço escolhido foi o Clube de Tiro Cataratas, no Remanso Grande. Na sexta-feira, 9, pela manhã — no mesmo local — o módulo de encerramento abordou treinamento de ação de risco com explosivo e invasão em cativeiro.




www.gazeta.inf.br
















Integração










Como informou o secretário municipal de Segurança de Foz, Adão Luiz Almeida, o treinamento teve como fim capacitar os policiais no combate às organizações criminosas. "Sempre quando houver a necessidade entrará em ação, incluindo ações conjuntas com forças do Paraguai e Argentina", considerou. Por meio da integração, a meta é favorecer a realização de ações em conjunto — que já é uma realidade em Foz. "A capacitação é fundamental. Este trabalho vai fazer a diferença na cidade. É a primeira vez que Foz desenvolve um trabalho integrado, envolvendo todas as forças policiais da fronteira", disse à Gazeta do Iguaçu.






O aspecto de integração foi destacado também por um dos instrutores do curso. Membro do CORE, o inspetor José Dias de Moraes lembra que a meta do curso foi repassar aquilo que os instrutores sabem, mas também o aprendizado deles mesmos. "Aqui temos a Guarda Municipal, policiais da Argentina e do Paraguai, polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, e isso, para nós, é uma integração muito boa. O Brasil precisa de união na área de segurança. Se nos integrarmos estamos bem, temos de proteger tanto quem vem de outros países para o nosso e principalmente os nossos do Brasil", contextualizou no primeiro dia de curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário