I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Policias em Foz terão treinamento com grupo de elite do Rio de Janeiro

Curso com o CORE visa promover integração entre forças policiais da fronteira e fortalecer operacionalidade


Grupo especial do Rio de Janeiro dará treinamento na fronteira



Para dar continuidade a uma iniciativa inédita, a 6ª Subdivisão Policial (PC) e a Secretaria Municipal de Segurança de Foz do Iguaçu promovem a partir de hoje um curso com instrutores da Coordenadoria de Operações de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O grupo chega à cidade para promover treinamento de policiais da fronteira e inclui participação de agentes do Paraguai e Argentina.

O treinamento, que conta com aulas práticas e teóricas será voltado a abordagem e segurança. As aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde e deve envolver 60 agentes das polícias Civil, Militar, Federal, Federal Rodoviária, Guarda Municipal, bombeiros, Polícia Nacional do Paraguai,Polícia Federal da Argentina e Gendarmeria, agentes da Receita Federal e do Centro de Detenção e Ressocialização. De acordo com o delegado chefe da 6ª SDP, Alexandre Macorin, a intenção é promover maior integração entre os agentes que em muitas situações mantém trabalho conjunto na fronteira. "Abrimos as vagas para força policial justamente com a intenção de unir os agentes e fortalecer os trabalhos".
Na fronteira, segundo ele, a abordagem e a rotina dos policiais é diferenciada e merece atenção quanto a reciclagem de informações. "Aqui (fronteira) existe grande rotatividade muito grande de agentes, por isso, o cuidado deve ser maior, precisamos visar a segurança do policial e também de quem está sendo abordado. A abordagem precisa ser firme e com educação".

O curso terá a duração de cinco dias, a abertura dos trabalhos acontece nesta segunda-feira às 8 horas no Hotel Bourbon. Na sexta-feira uma demonstração aberta poderá ser acompanhada pela imprensa. Os locais de treinamento e aulas não foram divulgados pela organização do evento.

Entre os temas do curso está a abordagem , parte operacional, modos de abordagem, maneiras de realizar aproximação, cuidados especiais, além da conduta profissional dos agentes. As aulas ficam sob o comando do inspetor, José Dias de Moraes. Sua equipe é altamente especializada, com treinamentos nos estados Unidos e Israel, responsáveis pelo aperfeiçoamento dos agentes que atuam no BOPE.
As aulas práticas devem incluir ainda resgate de reféns, manuseio de explosivos, simulação de seqüestro, segurança de autoridades, incursão em favelas e combates em locais confinados.
Este é o segundo treinamento promovido pela 6ªSDP. O primeiro aconteceu em março, onde também foram abetas vagas para membros de diversas forças policiais.


fonte jornal a gazeta do iguaçu dia 05 de junho de 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário