O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi apresentou na manhã desta quinta-feira no Recanto Park Hotel o projeto piloto para implantação do Policiamento Comunitário da Prefeitura de Foz do Iguaçu em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal. O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci que já disponibilizou R$ 3,157 milhões para o município.
Participaram da reunião o vice-prefeito Chico Brasileiro, secretários, diretores e superintendentes de autarquias e fundações municipais. Também participaram representantes de igrejas evangélicas, católica, associações de bairros e empresários da Região R2 (Norte) que compreende os bairros: Vila C, Jardim Universitário, São Sebastião, Porto Belo, jardim Califórnia, Jardim Itaipu, Jardim Florença, Cidade Nova e Bela Vista.
O projeto tem como premissa implantar uma nova concepção de segurança publica com cidadania. A prefeitura já treinou o efetivo da GM e fez a aquisição de 22 viaturas, sendo 18 Ecosport e quatro Rangers e de 15 motocicletas. Os veículos reforçarão a frota da GM que contra atualmente com 15 viaturas e 35 motos.
“Esta história de só aumentar efetivo é impossível. O custo é alto e não tem funcionários. Nós partimos de uma alternativa que é a segurança integral. Vamos ver a educação, saúde, habitação, assistência social, psicológica, jurídica, obras. Vamos criar escolas que têm abertura para a comunidade. Isso é uma nova maneira de ver a segurança. Vamos dotar essas regiões de uma estrutura absolutamente nova, um conceito novo que tenho certeza nos dará resultados muito interessantes”, explicou o prefeito.
“De acordo com ele, a proposta trás ainda o desenvolvimento de projetos para atender crianças, jovens e adultos tanto no lazer, no esporte quanto c na qualificação profissional.
“Isso é uma nova maneira de ver segurança. E a base será o acompanhamento direto da comunidade. Temos uma Guarda Municipal muito bem treinada. E eu tenho certeza que com a parceria da Polícias Civil e Militar e da Policia Federal que e a nossa grande parceira vamos ter sucesso. Vamos dotar todas as 12 regiões da cidade com uma estrutura absolutamente nova. Com um conceito novo que vai nos levar a resultados muito interessantes”, avaliou Mac Donald.
Implantação
De acordo com o diretor da Guarda Municipal Reginaldo da Silva a primeira região a ser beneficiada com o novo projeto será a R12 que compreende a região da Vila C e do Porto Belo. “Este projeto visa implantar um modelo de segurança com cidadania. A equipe da R12 será composta por 12 guardas municipais e um coordenador duas viaturas sendo uma descaracterizada e duas motocicletas. A equipe terá autonomia para trabalhar com base no mapeamento das estatísticas das ocorrências. A população terá o telefone celular do coordenador da equipe para acioná-lo em caso de alguma ocorrência e para solicitar reivindicações para o bairro. Queremos trabalhar de forma proativa.
Os trabalhos serão feitos de forma integrada entre todas as secretarias municipais. “Vamos atender de forma conjunta”, finalizou Reginaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário