I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Grupo Tático da GM amplia atuação com novos investimentos

Os primeiros ensaios do que deve abranger o primeiro Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira, a ser instalado ainda neste mês em Foz do Iguaçu, já vêm ocorrendo com a atuação do Grupo Tático de Apoio (GTA) da Guarda Municipal. O grupo foi criado com a finalidade de dar apoio às ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública do município, especialmente em situações onde há perspectiva de pronta atuação, ou seja, a possibilidade de incursão em locais perigosos ou de difícil acesso, em que é necessário ampliar a cobertura policial.
Antes mesmo de o gabinete integrado entrar em operação oficialmente, o GTA está sendo aproveitado em operações específicas, como explica o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Luiz Souza Almeida. "Para uma cidade de fronteira como Foz do Iguaçu, ter equipes policiais qualificadas, treinadas para a realidade local é muito importante. No caso do GTA, quando os guardas municipais não estão em missão, estão em treinamento contínuo para dar suporte aos demais órgãos, até pela falta de efetivo que quase todos enfrentam", conta.
A atuação mais recente do grupo foi durante o feriado de Carnaval em Foz. Para a segurança dos eventos nos dias de folia, as novas viaturas do grupo (Ford Ranger 4 x4) foram utilizadas. Elas foram adquiridas por meio de recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania). A verba do Ministério da Justiça possibilitou ainda, a compra de armamento como pistolas 380, escopetas calibre 12, coletes à prova de bala, novos modelos de fardas e outros equipamentos para os homens da unidade especial.

Os veículos utilizados pelos guardas que compõem o grupo - formado por oito homens - estão equipados com GPS, ligados diretamente a Central de Operações, o que facilita o deslocamento até as ocorrências. Cada um possui camburão para o transporte de presos. "Todo o trabalho é complementado com as informações do banco de dados, mantido pelo serviço de inteligência da Guarda, de onde resultam muitas prisões de criminosos", diz Almeida.

Investimentos

A união dos investimentos em equipamentos e na capacitação dos GM's tem tudo para render resultados positivos, como afirma o chefe da Guarda Municipal de Foz, Reginaldo da Silva. "Os guardas municipais receberam treinamento semelhante ao de grupos de elite das principais policiais do país. O GTA está preparado para a realidade de Foz. Eles foram treinados pela Polícia Federal e também dominam as principais técnicas do combate a violência", ressaltou Silva.
As operações ao lado da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e as Polícias Civil e Militar são rotineiras e, com a implantação do GGI, devem ser aprimoradas. "Toda semana nós participamos de ações conjuntas. Fizemos um trabalho com a Força Nacional e recentemente apoiamos ações coordenadas pela Polícia Civil. É importante salientar que a Guarda Municipal não foge da atribuição legal e mantém uma grande cooperação com as forças de segurança", esclareceu.
O efetivo do Grupo Tático de Apoio será reforçado nos próximos meses. A intenção é oferecer gradativamente cursos e treinamentos a outros guardas municipais. "Os gestores em segurança pública precisam se ater sempre ao perfil dos policiais, guardas, enfim. A característica de alguns pode ser bem puxada para o lado operacional, enquanto outros, têm maior facilidade em comunicar, interagir com as pessoas, orientar. Buscar potencializar isso é uma função que precisa ser buscada para que o melhor desses policiais seja extraído", analisa.


Lílian Azevedo - Reportagem  jornal a gazeta do iguaçu dia 14 de março de 2011 http://www.gazeta.inf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário