I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 26 de março de 2011

Força-tarefa irá coibir crimes e contravenções em foz do iguaçu


Unir órgãos de segurança, fiscalização e de garantia dos direitos para coibir crimes e contravenções. Com este fim, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Foztrans, Vigilância Sanitária, Força Verde, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda e Conselho Tutelar entre outros, se reuniram na sexta-feira, 25, para discutir a "Ação Integrada de Fiscalização Urbana". O trabalho conjunto é semelhante à Força-Tarefa criada pelos órgãos estaduais e municipais no início da década de 2000.



Os trabalhos seguem o molde do que já é feito, no âmbito da segurança pública, pelo Governo do Estado. Com base em dados e em serviço de inteligência, serão deflagradas operações em que os órgãos participantes irão aos pontos considerados vulneráveis, previamente identificados, para atuar cada um em sua área. "Faremos uma fiscalização integrada em que serão verificados alvará, condições para atendimento ao público, se há algum ponto de venda de produtos ilícitos, se há perturbação da tranquilidade. Enfim, todas aquelas irregularidades que podem comprometer a segurança pública estaremos fiscalizando", resumiu o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo da Silva.


Segundo ele, a unificação torna os trabalhos mais céleres e efetivos uma vez que quando cada força de segurança atua sozinha, muitas vezes acaba por se deparar com situações relacionadas à área de atuação de outras e não pode atuar. Estando toda a equipe integrada, é possível iniciar e encerrar todos os trâmites ao mesmo tempo. "Também demonstra que o Estado está unido, estando município e Estado preparados para fazer este trabalho, quem acaba lucrando é a sociedade", argumentou.


Reunião

Na reunião desta sexta-feira — no 14º Batalhão da PM — os órgãos convocados apresentaram quais são os locais considerados estratégicos e necessitam ser alvo das ações. No entanto, muitos deles já são conhecidos principalmente pelas forças policiais, caso de determinados postos de combustíveis, bares, principalmente na periferia, e outros pontos de concentrações, como as ‘cracolândias’.


"Isso tudo nós vamos buscar atacar", disse Silva, que lembrou ainda que por meio da junção das forças, há uma economia ao Estado. "É uma força-tarefa, uma operação conjunta, porém com olhares mais voltados à fiscalização em geral. Não apenas à segurança pública. Tanto é que vai participar o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária", comentou.


A ação terá a coordenação conjunta da Polícia Militar e Guarda Municipal, que já possuiem os pontos considerados onde ocorrerão as intervenção, identificados por meio do sistema de geoprocessamento do crime. "Estudamos onde estão os locais com maior incidência de ocorrências, tipos de crimes e contravenções. Então temos mais ou menos uma estatística muito boa. Através dela, vamos unir as forças de segurança que atuam na região para executar um trabalho mais direcionado", explicou o capitão Marcio Skovronski.


Além dos locais, no encontro foram ainda apontados o melhor dia e horário para ocorrer as ações, que terão, entre outras metas, combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. "É fundamental (o apoio). Nós trabalhamos em conjunto. Quer dizer, um ajuda o outro. Então é importante o Conselho estar com as forças policiais e ela juntas ao conselho", avaliou o conselheiro tutelar José Wilson de Souza. Como lembrou, esta atuação em conjunto ocorre até mesmo em determinadas situações em que é necessária a proteção dos conselheiros.

reportagem nelson figueira jornal a gazeta do iguaçu dia 26 de março de 2011 http://www.gazeta.inf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário