I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Convênio viabiliza instalação de 120 câmeras para monitorar Foz do iguaçu

O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, assinou na última sexta-feira um convênio com o Ministério da Justiça, na ordem de R$ 5,1 milhões, para aquisição e instalação de 120 câmeras de monitoramento urbano na cidade. A assinatura deste convênio aconteceu em um evento promovido pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em mais de 25 cidades brasileiras, uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Foz já conta há vários meses com o GGIM.



De acordo com o prefeito, as câmeras são de fundamental importância para o aumento na segurança de Foz do Iguaçu. "Isto porque vamos acompanhar tudo o que se passa na cidade", destacou Paulo Mac Donald. Para ressaltar o avanço que o setor de segurança terá com a implantação do monitoramento, o prefeito explica que os equipamentos equivalem à ação de aproximadamente 300 a 400 guardas municipais.


Por indicação de todas as organizações de segurança no lado brasileiro da fronteira, o quartel da Guarda Municipal será a central de monitoramento, cujas ações serão atendidas por todas as forças de segurança.


A instalação das câmeras permitirá, inclusive, o monitoramento em regiões nevrálgicas da fronteira como, as barrancas do Rio Paraná. "Vamos saber tudo o que acontece nesses pontos, inclusive na barranca do rio", acrescentou Paulo.


Conforme o secretário de Segurança Pública Municipal, Adão Almeida, o processo de escolha dos pontos de monitoramento durou mais de seis meses e levou em conta indicativos das forças de segurança, incluindo o chamado ‘Mapa do Crime’. "Cada força que atua na segurança, a exemplo das polícias Civil e Federal, por exemplo, opinou sobre os pontos de instalação de câmeras, atendendo às necessidades e atribuições delas", explicou o secretário.


Na área urbana, um dos pontos que receberá as câmeras de monitoramento será a Avenida Brasil, um dos principais pontos comerciais da cidade e que, justamente por isso, atrai atenção de marginais. "Se houver problema de segurança, com flanelinhas, de roubos, saberemos quem praticou o delito, pois as câmeras têm zoom, o que que possibilita identificar as pessoas. Depois, a ação (de prisão) fica mais fácil", argumentou o prefeito.


A aquisição dos equipamentos será feita por meio de licitação a ser realizada pela prefeitura. "Esperamos que esse processo de licitação seja desenvolvido num prazo de 45 a 60 dias", afirmou.


Reportagem Mônica Cristina Pinto jornal a gazeta do Iguaçu dia 18 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário