I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OPERAÇÃO CONJUNTA GUARDA MUNICIPAL POLICIA FEDERAL

Desespero e revolta marcaram a tarde de ontem de pelo menos 52 camelôs donos de boxes de mercadorias comercializadas na rua Edmundo de Barros, na Feira Iguaçu. A ação de apreensão e retirada das mercadorias - vindas ilegalmente do Paraguai - foi realizada por agentes da Receita Federal com apoio de homens da Polícia Federal e da Guarda Municipal.
A chegada dos agentes aconteceu às 15h40, quando iniciou a verificação dos produtos das 52 barracas instaladas no local, que tem autorização para comercializar artesanato e produtos nacionais. "Vamos apreender somente mercadorias do Paraguai, que não estejam legais", disse um dos agentes que preferiu não se identificar. Foram deixados no local apenas produtos brasileiros e outros com procedência comprovada através de nota.
A Receita emitiu uma nota esclarecendo a ação: "objetivo da ação foi verificar a venda de mercadorias oriundas do Paraguai, introduzidas no país sem o pagamento dos impostos devidos. Foram apreendidos três caminhões com mercadorias, notadamente vestuário e bazar". O volume de mercadorias não foi revelado pela RF.
O fechamento dos boxes foi realizado sob os olhares dos proprietários. "Eu realmente não sei o que vou fazer de agora em diante. Esse é meu único sustento e agora acabou tudo", disse Angelina Aquino que trabalha no local há 18 anos vendendo produtos do Paraguai.
Apesar do aviso deixado nos boxes de que os produtos poderiam ser resgatados diante de comprovação fiscal, muitos camelôs mostraram-se resistentes. "A gente perdeu, perdeu tudo", disse a camelô emocionada.
Francisco das Chagas, também dono de box há 16 anos, estava indignado. " A feira aqui sempre existiu, mas nunca tivemos oportunidade de fazer as coisas de acordo com a lei, não temos alvará. Desse jeito estão tirando nosso direito de trabalhar e sobreviver". Tendo somente a venda dos artigos como meio de sobrevivência, Chagas ainda confirmou que o material apreendido representaria um prejuízo de R$15mil.
Tânia Correa Couto foi pega de surpresa pela fiscalização. "A gente nunca teve problema com fiscalização, nunca tinha visto nada assim", disse enquanto separava alguns artigos como bonés e pedras de origem nacional. "A gente já não estava vendendo bem,agora então".
De acordo com a Guarda Municipal apesar dos protestos de alguns camelôs nenhuma agressão foi verificada no local. "Apesar da revolta de alguns, está correndo tudo bem, a retirada está sendo pacífica".
No total três caminhões de mercadorias foram retirados do local. Cada box, pelo menos dois volumes com capacidade de 400 litros foram retirados e lacrados.
Além da ação no centro, também foram apreendidas mercadorias na Vila Portes e nas cidades de São Miguel do Iguaçu e Medianeira.
"A ação é de rotina e deve acontecer com mais freqüência aqui na cidade", disse o agente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário