I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Guarda Municipal receberá novas viaturas nos próximos dias

AGuarda Municipal deverá receber, nos próximos dias, os novos veículos integrantes do reaparelhamento da corporação com vistas a implantar o projeto de policiamento comunitário na cidade. Ao todo, a GM receberá 15 motocicletas e 22 carros — 18 Ford EcoSport e quatro Rangers. Os veículos são apenas um dos 36 tipos de equipamentos que serão adquiridos para dar o suporte ao sistema de policiamento chamado popularmente de "Xerife nos Bairros". Os recursos para a compra de todos os equipamentos visando à implantação desta nova filosofia, de cerca de R$ 3 milhões, foram repassados pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Embora não sejam os instrumentos principais da nova filosofia, as viaturas serão importantes para o exercício da segurança, que tem como foco a aproximação com a comunidade. "Serão instrumentos de realização do programa e é importante que elas venham para que possamos dar início ao trabalho", resumiu o diretor-técnico da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Éder Santos de Oliveira.

Viaturas

As viaturas que serão incorporadas à frota da GM nos próximos dias são da marca Ford — empresa vencedora da licitação —, que fornecerá 18 carros modelo EcoSport. Os veículos, embora convencionais, foram customizados para o emprego nas ações de policiamento comunitário. Dentre as modificações, está a instalação de um acessório no bagageiro, formando uma cela especial para transporte de detidos. Foram instalados, ainda, rádio e um novo sistema de iluminação (giroflex). Além disso, receberam também caracterização, por meio da pintura com as cores da GM. "Não é um veículo produzido especialmente para fins policiais. Foi apenas customizado para o nosso trabalho", explicou Oliveira. As 18 EcoSport são modelo 1.6, flex, consideradas mais econômicas.

Já das 15 motos adquiridas, oito são 600 cilindradas, modelo Hornet, exclusivas para atuar no trânsito, em escoltas. "Trabalhamos muito com escoltas de autoridades que vêm à região e temos uma certa deficiência em fazê-lo com veículos que temos aqui. Por isso, foram adquiridas estas unidades, até com potência maior". As sete motocicletas restantes são modelos off road, de 300cc.

Além das 18 EcoSport, mais quatro Ford Rangers, 3.0, turbo diesel, também foram adquiridas e customizadas. Estas serão utilizadas pelo Grupo Tático de Apoio (GTA), em ações de auxílio policiamento comunitário.

"As 18 EcoSport serão usadas em policiamento comunitário, que estará mais próximo da população, atendendo-a em suas demandas e também nas ações de planejamento, segurança. Tanto na parte de ação ostensiva, preventiva ou até mesmo repressiva em algumas situações. Já as do GTA são preparadas para que a equipe que está sendo treinada para uma situação mais emergencial esteja em pronto-emprego diuturnamente para uma ação que precise: um conflito em determinada região, ou em situações em que envolvam nossas viaturas", informou o diretor-técnico.

Pronasci

O novo conceito de policiamento em Foz é fruto de subsídios recebidos pelo município oriundos do Pronasci. As 22 viaturas e 15 motocicletas se juntarão às 15 viaturas e 35 motos da frota já existentes. O lançamento do projeto-piloto ocorreu em 29 de julho, sendo a região da Vila C a primeira a ser beneficiada.


Reportagem Nelson Figueira jornal a gazeta do Iguaçu dia 25 de agosto de 2010 www.gazeta.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário