I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Guarda Municipal começa a reaparelhar-se para policiamento comunitário



Já estão na sede da Guarda Municipal, 15 motocicletas adquiridas por meio de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal. Além das motos, 22 carros também estão prontos para ser entregues à Guarda Municipal, que tem como meta fortalecer o policiamento comunitário.


Além dos veículos, que devem em parte ser usados esta semana para a escolta do presidente, Luís Inácio Lula da Silva, uma série de outros equipamentos de segurança também deve ser repassada aos guardas Municipais. Entre eles estão bastões retráteis, 202 rádios comunicadores HT, 330 coletes balísticos, monóculos de visão noturna, 24 netbooks e 32 unidades de spray de pimenta. Além disso, outros instrumentos estão em processo de compra, como armas Tazer (de choque), uniformes novos e 24 unidades de espingardas calibre 12, para uso não letal (balas de borracha).


De acordo com a coordenação da GM, os guardas que utilizarão equipamentos como spray de pimenta, Tazer e espingarda, receberão treinamento específico para correta utilização do equipamento. Os recursos correspondem a investimentos de R$ 3 milhões.


O principal intuito está tanto na reciclagem de equipamentos, quanto no repasse de informações entre equipes divididas nas 12 regiões da cidade, com os grupos de ‘Xerifes do Bairro’. " A ideia é formar uma grande rede de comunicação entre os bairros, tendo a Guarda Municipal como condutora", disse Valdesir de Castro, do Departamento de Compras da GM.


Com a aquisição de novos veículos, o policiamento nos bairros deve ganhar reforço. Dos carros recebidos, 18 são Ford EcoSport adaptados com um camburão no bagageiro e quatro Rangers. Das 15 motos, 8 são de 600 cilindradas e 7 offroad 300cc.


O diretor da Guarda Municipal, Reginaldo Silva comentou que os equipamentos serão de fundamental importância para a proximidade com a comunidade. "Quando falamos em policiamento comunitário, não falamos especificamente do trabalho ostensivo somente da polícia, mas, principalmente da comunidade". Os trabalhos junto a 12 regiões na cidade serão coordenados pela GM, que realiza esta proximidade por meio de palestras e encontros, com representantes de associações, igrejas, clubes de serviços, dentre outros. "Nos reunimos para que a comunidade possa aceitar e entender este trabalho que já está em andamento na cidade", disse referindo-se à Vila C, onde os encontros já vêm acontecendo.


De acordo com Silva, a expectativa é que em 60 dias os primeiros trabalhos dentro das comunidades já possam contar não somente com a presença da GM, mas também dos grupamentos de trânsito, turismo e GTA. "Cada grupo será formado por 12 pessoas por bairro, que terão este suporte".


O diretor ainda revela que o principal intuito do novo projeto será de trabalhar questões sociais, daí a importância do trabalho conjunto com outros órgãos. "Vamos trabalhar o social para evitar que a ação policial seja necessária".


Quanto ao treinamento das equipes, Silva confirmou que um extenso cronograma de cursos já está em desenvolvimento na GM.


Reportagem jornal a gazeta do Iguaçu dia 31 de agosto de 2010 Daniela Valiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário