I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Órgãos de segurança farão Operação Carnaval




Uma força-tarefa foi montada em Foz do Iguaçu para coibir as infrações de trânsito e, consequentemente, reduzir os índices de acidentes. Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) trabalharão conjuntamente tanto em perímetro urbano quanto nas rodovias.


Conforme explicou o diretor de Trânsito do Foztrans, Ali Safadi, as corporações formarão grupos e cada uma lavrará as autuações de acordo com sua competência. "Os trabalhos iniciarão semana que vem, provavelmente no dia 2 de fevereiro. Após cada semana faremos um balanço e reprogramaremos novas ações para a semana seguinte", resumiu.


Segundo Safadi, a operação, que leva o nome da maior festa popular brasileira, será realizada antes, durante e depois do carnaval. "Depois, serão realizadas outras operações conjuntas, dando enfoque a cada evento realizado no município, visando coibir ações contrárias ao bom andamento do trânsito", afirmou.


De acordo com ele, esta é a primeira vez que tantos órgãos unem-se em torno de um trabalho como este. "Já tínhamos feito ações anteriores com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, mas agora a ideia é fazer com que isso aconteça com maior frequência com estes parceiros", destacou.


Em torno de 30 profissionais deverão estar envolvidos no trabalho, que se concentrará nos locais onde ocorrem muitos acidentes, assim como onde há grande fluxo de veículos. Durante as blitze, serão checadas, por exemplo, documentação do veículo, condições de manutenção e conservação do automóvel ou motocicleta, equipamentos de porte obrigatório (como triângulo, extintor de incêndio, estepe), documentos do condutor, e outros itens.


Além disso, segundo Safadi, "teremos também equipamentos de apoio como radares, bafômetros, decibelímetros e guinchos para remoção dos veículos quando necessário". Em relação aos veículos estrangeiros, a verificação será feita da mesma forma. "E também são feitas operações à parte pelo Foztrans e a Guarda, nas quais usamos veículos específicos que possuem um banco de dados, para verificar os automóveis estrangeiros que possuem débitos com o município", acrescentou.


Ainda de acordo com Safadi, as infrações de trânsito mais comuns são o excesso de velocidade, o avanço de sinal vermelho, a falta de porte de documentos, falta de uso do cinto de segurança, o hábito de falar ao telefone celular enquanto se dirige, o estacionamento irregular, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário