I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 26 de junho de 2010

Prefeitura compra 37 novas viaturas para Policiamento Comunitário



Com a liberação de
pouco mais de R$ 3
milhões do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o município já licitou e adquiriu 15 novas motocicletas e 22 viaturas para a Guarda Municipal utilizar no projeto do Policiamento Comunitário.
Os veículos e motos têm prazo até o próximo dia 5 para serem entregues pela empresa vencedora da licitação. A verba, repassada ao município, foi a primeira parcela de um total de R$ 19 milhões em projetos pré-aprovados para o município.
De acordo com o vice-prefeito, Chico Brasileiro, até o próximo dia 30 ainda há a possibilidade de que mais recursos para outros projetos já apresentados pelo município sejam liberados pelo governo federal.
A primeira parcela serviu para a aquisição, além das viaturas, de coletes à prova de balas, equipamentos de monitoramento, armamentos não letais, entre outros. "Todo esse equipamento que foi adquirido pelo município através de licitações servirá para uma ação mais efetiva neste novo modelo de policiamento", observou o vice-prefeito.
Este novo modelo vai ao encontro das necessidades da população atendendo desde as pequenas ocorrências, como furtos simples, até prisões de procurados da justiça e o combate ao tráfico de drogas. Além disso, o ponto principal deste modelo de monitoramento é que ele conta diretamente com a contribuição da população.
Vila C
O primeiro bairro a ser contemplado com o novo modelo de policiamento deverá ser a Vila C, segundo informou Chico Brasileiro. O bairro foi escolhido para ser o primeiro de 12 regiões onde o monitoramento será implantado por uma questão geográfica. "Nós faremos reuniões com a comunidade para formar lideranças para que essas lideranças possam deixar a comunidade devidamente informada sobre o que é o policiamento comunitário. Conhecendo o modelo essas pessoas poderão, de fato, contribuir com o monitoramento", explicou.
Brasileiro disse ainda que os líderes escolhidos em cada comunidade servem para fazer a "ponte" da Guarda Municipal com a comunidade. Esses líderes farão curso junto à instituição para poder desempenhar a função da melhor maneira possível. "O principio do policiamento comunitário é a relação direta com a comunidade, esta é a estratégia deste tipo de policiamento e por isso é fundamental que a comunidade confie nesses líderes", apontou o vice-prefeito.
A programação prevê que os líderes sejam escolhidos e treinados na Vila C já neste mês de julho. Até agosto a prefeitura espera estar com o novo modelo em funcionamento no principal bairro da região norte e um dos mais violentos da cidade.


Samyra Nassar  Reportagem jornal a gazeta do Iguaçu dia 26 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário