I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Exército desencadeia hoje ações de repressão na fronteiras





Sob a coordenação do general-de-brigada Ajak Porto Pinheiro, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, o alto comando da Operação Fronteira Sul esteve reunida ontem à tarde para delinear as ações que serão desencadeadas a partir desta manhã nas regiões de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra e Francisco Beltrão. Participaram da reunião os comandantes de cada posto instalado nestas regiões. Não estavam descartadas ações no período da noite de domingo e da madrugada desta segunda-feira.


"Todos os comandos de agrupamentos deslocaram-se de suas áreas e estão aqui para esta primeira reunião, que é para uma troca de ideias iniciais sobre a operação", declarou o coronel Marcelo de Oliveira Santos que, além de controlar e organizar o pessoal que atuará na operação, também é o oficial de comunicação.


A imprensa não teve acesso à reunião mas, conforme informou o coronel, participaram também deste encontro os representantes dos órgãos de fiscalização e de segurança pública na fronteira, assim como as polícias Rodoviária Estadual e Federal; Receita Federal; polícias Federal e Ambiental (Força Verde); Itaipu Binacional, o secretário de Segurança de Foz, Adão Almeida e representante da Guarda Municipal.


"Toda a estrutura da operação está montada para que, se for o caso, possa ser iniciado sim, hoje (ontem), mas a intensificação das atividades da Operação Fronteira Sul vai ocorrer a partir de amanhã (hoje)", ressaltou.



 Mais uma vez os postos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, em Santa Terezinha de Itaipu, da Receita Federal, em Medianeira, e a Praça de Pedágio em São Miguel do Iguaçu serão unidades descentralizadas do posto de comando de Foz, instalado no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado de Foz do Iguaçu.


"Os levantamentos de inteligência necessários para esta operação, com contatos com a Polícia Federal e a Receita Federal, tiveram início há mais de um mês", destacou o coronel Marcelo.


A ação visa especificamente a repressão aos ilícitos cometidos nas fronteiras do Sul do país. "Além da ação real, a operação enriquece os militares que nela atuam porque se intensifica a ligação na área de inteligência para a repressão do contrabando e do descaminho", explicou o militar. "Com esta segurança nos postos de bloqueio, permite-se que os órgãos de segurança e de fiscalização possam trabalhar com um contingente maior na parte operativa", ilustrou.


Logo após a reunião, chegaram pelo ar dois reforços da operação: os helicópteros Panthera e Esquilo. Eles pousaram no campo preparado para a recepção das aeronaves que vão compor os equipamentos para patrulhamento aéreo do Lago de Itaipu e do Rio Iguaçu. A estimativa é que cerca de 700 militares da área de abrangência da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Cascavel, atuem nas ações da Operação Fronteira Sul 2010.


"A operação vai abranger toda a faixa do Lago de Itaipu, pertencente ao Brasil, com patrulhamento tanto aéreo como fluvial. E também a margem brasileira de Guaíra, Santa Helena, Foz do Iguaçu e fronteira seca com a Argentina, mais ao sul do Paraná, divisa com Santa Catarina, e na região do Mato Grosso do Sul", acrescentou o coronel Marcelo.


Também serão patrulhadas as estradas vicinais, bem como as estradas oficiais, por meio dos Postos de Bloqueio e de Controle, cobrindo toda a fronteira oeste do Estado do Paraná e também de parte do Mato Grosso Sul.

creditos matéria jornal a gazeta do iguaçu dia 07 de junho de 2010
fotos arquivo pessoal gm jaime

Um comentário:

  1. Olá soldado Paris: Estou morando há 3 anos em Santa Helena. E tal como V.S. comentou, no dia de ontem indo para a faculdade de Medianeira, na altura do trevo em "Esquina Céu Azul", o nosso ônibus na hora do meio-dia passou pelo controle do exército. Não fomos retidos, nem aconteceu nada considerado fora do normal. Na volta da faculdade, a mesma coisa, ou seja, o controle estava lá fazendo o seu trabalho. Contudo, notamos que o controle era aplicado de forma rígida em carros e caminhões. Considero muito importante a realização desse tipo de operações; pois além de infundir uma imagem de seriedade por parte do governo, constitui uma importante ferramenta para desanimar indivíduos vinculados ao contrabando e tráfico, cujas atividades são em extremo prejudiciais. Parabéns pela atitude!.

    ResponderExcluir