I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

investimento de 3,1 milhões na guarda municipal de foz



 Verba é a primeira parcela de um total de R$ 19 milhões em projetos pré-aprovados para o município



Verba será utilizada para a compra de equipamentos para a Guarda Municipal, que atuará no policiamento comunitário



O prefeito em exercício, Chico Brasileiro, assinou ontem à tarde, em Brasília, junto ao ministro da Justiça, Tarso Genro, um convênio para a implantação do projeto de polícia comunitária da Guarda Municipal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A verba de R$ 3,157 milhões deverá estar depositada para o município até quinta-feira (31).
Conforme frisou Brasileiro, a partir de janeiro o município já poderá abrir as licitações para a compra dos equipamentos. "Vamos adquirir viaturas, carros novos, coletes à prova de balas, todos os equipamentos de monitoramento, enfim, todo o necessário para o bom funcionamento da Guarda Municipal dentro desse contexto da Guarda funcionar como polícia comunitária, ajudando principalmente na prevenção, dentro dos bairros", destacou.
Segundo o prefeito em exercício, "esse é um momento decisivo, no qual os ministérios estão empenhando os recursos ainda de 2009, e é muito importante a presença dos prefeitos, de todas as equipes dos municípios, porque quem estiver junto participando, dialogando, vai ter muito mais facilidade de liberar os recursos. E foi essa a nossa intenção, levar verbas para o município para que 2010 seja um ano de grandes realizações".
Para o secretário municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Adão Almeida, a "polícia comunitária é um método que vem dando certo pelo mundo afora, na Europa, Estados Unidos, Canadá, há 200 anos. No Brasil, nunca fizemos policiamento comunitário. Policiamento comunitário é a integração total do guarda, do policial com a comunidade".
Conforme ele explicou, "estamos criando um núcleo de inteligência, pois temos que ter um mapa do crime, um banco de dados. Nós vamos trabalhar em perfeita integração com a comunidade, e a população é que vai dizer onde está o seu problema. Às vezes nós nos preocupamos com os grandes problemas. Mas o que está afligindo o cidadão no dia a dia são os pequenos delitos, que geram violência. Quando a gente resolve os pequenos problemas, evitamos os grandes. É simples".
Em Foz do Iguaçu, quem faz esse papel de polícia comunitária, conforme destacou Almeida, é a Guarda Municipal. "Os nossos guardas já estão capacitados para essa convivência. Haverá um laptop em cada viatura, em que eles vão atualizando o banco de dados no dia a dia", informou.

Mayara Godoy – Reportagem jornal a gazeta do Iguaçu dia 29/12/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário