I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Guarda Municipal é reestruturada

Rudnei de Souza deixa direção para atuar no Xerife nos Bairros; Reginaldo da Silva sai da Defesa Civil para dirigir corporação
Nelson Figueira – Reportagem jornal a gazeta do Iguaçu dia 21/12/09


O GM Reginaldo José da Silva é o novo diretor da Guarda Municipal, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública. A nomeação de Silva, antes coordenador de Trânsito e da Defesa Civil, foi publicada no órgão oficial do município de sexta-feira, 18. Por sua vez, Rudnei Bonifácio de Souza, ex-diretor da corporação, passará a estar à frente do Xerife nos Bairros, iniciativa integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. A reestruturação da GM tem como uma de suas causas justamente a liberação dos recursos do Pronasci, o que levará a secretaria a promover uma série de ações com vistas à implantação do projeto de polícia comunitária.
Diretor da Guarda Municipal por duas oportunidades, Rudnei Bonifácio deixa a corporação como parte de mudanças comuns a qualquer órgão policial, que após algum período tem sua direção modificada para tomar novos rumos, lembrou o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Luiz Almeida. Segundo ele, antes de assumir o departamento, o próprio Bonifácio já havia indicado ao prefeito o nome do colega que agora o substitui. No entanto, Silva não podia assumir o posto naquele momento, pois cursava um curso de pós-graduação. Agora, a modificação ocorre com base no perfil de ambos, que terão papéis importantes dentro das ações Pronasci na cidade.
"Esta mudança também é em razão do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Na quinta-feira, foram empenhados recursos do programa para a Guarda Municipal, e vamos precisar de gente na rua, para o policiamento comunitário e a descentralização da GM, que é o Projeto Xerifes nos Bairros. E o Rudnei (Bonifácio) é uma peça-chave neste trabalho de campo, pois sem dúvida é o mais experiente nesta área, conhece muito a cidade e antes de entrar na guarda foi policial militar. Por isso, ele realmente é uma pessoa importante no projeto. E o diretor (Reginaldo da Silva) ficará comandando a Guarda internamente".
"Guarda de primeira classe muito experiente", nas palavras do próprio Almeida, Reginaldo da Silva atuou como coordenador da Defesa Civil e de Trânsito, cargos que passarão a ser acumulados pelo secretário até que um novo nome seja escolhido.
Recursos
De acordo com Almeida, os recursos do Pronasci são exclusivos para a GM, que passará a cumprir com mais eficácia sua vocação de ficar mais próxima da população. Com a nova estrutura, a meta é fazer o policiamento comunitário, por isso a importância de Bonifácio no trabalho de controlar as regiões. "Em cada uma delas será um chefe de equipe, o Xerife. Esta é uma experiência nova em termos de Brasil. O policiamento comunitário tem 200 anos e nasceu na Inglaterra, mas no país não temos nenhuma experiência. Se fala muito, mas na verdade nunca tivemos. Então queremos descentralizar, e estes chefes vão ficar nas 12 regiões, não sairão dos bairros. Também não haverá mais mudanças de escalas, pois os GMs têm de estar afinados com a população", contextualizou o secretário.
Em razão do envio de recursos para Foz, neste período de final de ano, a Secretaria Municipal de Segurança trabalhará na implantação do novo sistema, que necessita, por exemplo, de processos de licitação, visando a adquirir equipamentos. "Vamos também trabalhar principalmente no planejamento. Vamos montar um grupo para as operações do ano que vem e vamos desenhar o que queremos fazer. A população não pode esperar", conclamou.
A meta é que em 2 de janeiro de 2010, algumas regiões já estejam com as equipes descentralizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário