I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 29 de abril de 2014

20 ANOS DE GUARDA MUNICIPAL FOZ DO IGUAÇU


 
Moradores de Foz do Iguaçu e turistas que visitam a cidade poderão conhecer de perto os equipamentos, armas e carros usados pela Guarda Municipal na vigilância do patrimônio público e no apoio aos órgãos de segurança. Para comemorar os 20 anos de criação da GM será montada a partir de sexta-feira (2 de maio) uma exposição na área central, na avenida Brasil, entre as rua Quintino Bocaiúva e a travessa Oscar Muxfeldt,  para mostrar a infraestrutura usada no trabalho 24 horas prestado pela Guarda Municipal.  

A exposição vai reunir as viaturas, motos, armas como taser – que imobiliza a pessoa com choque, tem também as que disparam balas de borracha. Também a unidade “K9” formada por cães farejadores que auxiliam no patrulhamento estará presente. Guardas municipais estarão fazendo a apresentação de todos os equipamentos na sexta-feira (2), das 9 às 17 horas, no sábado (3), das 9 às 13 horas. No domingo (4), a exposição será montada na Praça da Paz, na avenida JK, no horário das 8 às 12 horas. 

Na segunda-feira (5), dia em que a GM completa 20 anos, será realizada uma solenidade oficial, às 9 horas, no Iguassu Boulevard, com homenagens aos guardas da primeira turma. Estarão presentes ainda os primeiros comandantes e ainda crianças que participam dos projetos sociais desenvolvidos pelos guardas em vários bairros de Foz. As comemorações seguirão entre os dias 6 e 8, com competições esportivas. Haverá torneio de boliche, e na associação da Guarda Municipal, nesses três dias, a partir das 19 horas, os gms vão enfrentar no campo as equipes dos órgãos de segurança do município. 

A Guarda Municipal que hoje pertence a Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi criada por lei em novembro de 1987 e começou com os serviços operacionais em 5 de maio de 1994. A primeira turma teve 120 homens e mais três concursos foram promovidos até o ano de 2003. Hoje o quadro é formado por 268 guardas municipais, são 237 homens e 31 mulheres.  A frota de veículos é formada por 31 viaturas e 30 motos .
 
No ano de 2001 a autarquia Guarda Municipal foi extinta e foi criada a Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública e em 2013 a denominação mudou para Secretaria Municipal de Segurança Pública. Assim a Guarda Municipal passou a ser uma diretoria dessa secretaria. Nos últimos dez anos a GM atendeu a mais de 130 mil ocorrências nas áreas de prestação de serviços. São eles vigilância do patrimônio público, policiamento preventivo, patrulhamento escolar, operacional de trânsito, escolta, tático de apoio, policiamento comunitário, defesa civil.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Cleumar Farias, “a Guarda Municipal completa 20 anos, investindo em avanços e aprimoramento do trabalho se preparando também para novas atividades e serviços. Entre eles o videomonitoramento feito pelas câmeras espalhadas pela cidade, que serão ampliadas com o repasse de recursos federais. O monitoramento é acompanhado em tempo real pelos guardas, contribuindo para a prevenção e solução de diversos tipos de crimes”, ressaltou o Secretário.  

Os atendimentos realizados pela GM não se restringem apenas a área de segurança, mas também tem o serviço social, onde são estreitados os laços com a população. Essa proximidade, que tem como público principal crianças e adolescentes, busca a prevenção de delitos. Atualmente mais de 900 crianças estão sendo atendidas   diretamente pelos projetos sociais realizados pela Guarda Municipal. Essa atuação ocorre nos bairros mais carentes do município com o  objetivo de  despertar a e contribuir para criar uma cultura de paz. 

Os projetos sociais têm como orientadores e professores os próprios guardas municipais, que são qualificados para esse. Eles trabalham com as crianças e adolescentes  atividades de canto e música, artes marciais, futsal, defesa pessoal, taekwondo olímpico, aulas de violão, futebol de campo e também o projeto K9 de apresentação nas escolas e creches, dos cães que prestam apoio no serviço da Guarda Municipal. São atividades que tem tido boa aceitação da comunidade e devem ser ampliados assim como os serviços da GM. 
 
fonte agencia municipal de noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário