I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Foz Do Iguaçu lança Campanha de Trânsito

 
Nos últimos anos Foz do Iguaçu vem registrando uma média de oito mortes no trânsito por mês. São óbitos evitáveis e que foram  causados principalmente pela ingestão de álcool pelos motoristas e também pelo excesso de velocidade. Para tentar conscientizar os condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas e futuros motoristas, o município está implantando a campanha “Vida no Trânsito”. O lançamento será na quinta-feira (12), às 14 horas, na 9ª. Regional de Saúde.
A campanha realizada internacionalmente, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, foi implantada no país e várias capitais estão desenvolvendo essa conscientização, entre elas Curitiba. Foz do Iguaçu foi a primeira cidade do interior do estado a ter o projeto de promoção da campanha selecionado pelo Ministério da Saúde. O município recebeu R$ 175 mil em recursos para desenvolver a campanha de combate a violência no trânsito.
Nesta sexta-feira (6), às 9 horas, na central de regulação do Samu, os órgãos envolvidos se reunirão para definir as etapas da campanha. Participam diretamente dessa iniciativa a Secretaria Municipal da Saúde, Samu, Siate, Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar e 9ª Regional de Saúde. A primeira fase será o treinamento de todos os participantes e o início de um projeto piloto priorizando o levantamento de dados estatísticos sobre o trânsito e fazendo conscientização de estudantes.
O Samu já conta com uma tecnologia de captação de dados nos atendimentos e com a campanha vai ampliar esse trabalho. A intenção é que todos os veículos dos órgãos que fazem atendimento à acidentes de trânsito contem com computadores de mão, para fazer um prontuário eletrônico ainda dentro da viatura. Os dados como local do acidente, idade e sexo dos condutores e vítimas, características dos envolvidos, identificação do bairro onde moram, serão enviados para a central que já fará a tabulação de todas essas informações.
O resultado será usado para um geo aferenciamento, com o mapeamento das áreas onde mais ocorrem acidentes. Isso vai permitir definir intervenções nesses locais, como pintura de faixas, instalação de redutores de velocidade, reforço na fiscalização e promoção de campanhas de conscientização.
E conscientização na teoria e na prática será aplicada aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais e particulares. A escolha desse público é intencional, pois esses estudantes estão na idade em que vão fazer a carteira de habilitação. O objetivo é que eles se transformem em condutores que respeitem as leis de trânsito.
Segundo Gustavo Rezendo, do Samu, “o trabalho com os estudantes terá palestras com pessoas envolvidas e vítimas de acidentes de trânsito. Eles também aprenderão na prática noções de primeiros socorros e farão visitas ao pronto socorro, centro cirúrgico e de reabilitação. Vão poder ver de perto o trauma e o pós trauma de acidentes nas ruas e avenidas da cidade”, disse.
Essas primeiras iniciativas vão marcar o projeto piloto da campanha, que terá uma abrangência maior no próximo ano. A realização dessa iniciativa terá duração de cinco anos, contando com a Secretaria Municipal da Saúde, que participará por meio do Samu, hospital e rede básica de saúde; Foztrans com a disponibilidade e organização  das intervenções apontadas no mapeamento; o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar na área de trânsito; o Corpo de Bombeiros – Siate, com orientação e participação efetiva e a 9ª Regional  com alimentação de dados por meio da Vigilância Epidemiológica.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde em uma década, entre 2003 e 2012, foram registrados em Foz do Iguaçu 876 mortes no trânsito, com 32 causas. Essas causas representam os envolvimentos, por exemplo, ônibus –carro, pedestre-moto e outros. Em 2010 o número de óbitos no trânsito foi de 91. Em 2011 aumentou para 95 e em 2012 caiu para 90 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário