Ampliar atividades de prevenção contra o crack e outras drogas, promovendo ações na área da segurança, saúde e educação, o Programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal, está sendo implantado em Foz do Iguaçu. Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa são as outras cidades contempladas no Paraná recentemente.
40 Guardas Municipais começaram nesta segunda (15), o primeiro módulo do curso de capacitação para Multiplicadores de Polícia Comunitária, que terá dez dias de aulas, até o dia 26 de julho. O curso que tem três módulos e carga horária de 163 horas/aula acontecerá na Escola de Governo, localizada no Horto Municipal.
O Tenente- coronel da Polícia Militar de Curitiba, Heraldo Régis da Silva, coordenador estadual de Policia Comunitária e Diretor de Polícia Comunitária, Direitos Humanos da Polícia Militar fez uma exposição sobre o programa, para GMs, Policiais Militares e Polícia Rodoviária Federal.
“O que é importante destacar é que, o programa envolve um trabalho articulado, entre os três eixos de ação, segurança, educação e saúde. O objetivo é desenvolver o trabalho, numa rede de serviços, para atendimento do usuário de crack e outras drogas, e do tráfico de crack”, salientou Silva.
Silva explicou que Há um termo de adesão entre o município e a União. Com o Estado já foi pactuado este termo de cooperação. E, o município vai receber aporte da União e em contrapartida, vai apresentar as ações desenvolvidas nas áreas afins. O programa vai propiciar ao município, as condições de atender aos usuários.
O secretário de Segurança Cleumar Farias disse, que “a GM já faz o trabalho de policiamento comunitário. Mas, agora com o programa do governo federal, teremos um aporte de recursos, que vai nos possibilitar um atendimento ainda melhor”.
Módulos
No segundo módulo, as aulas acontecem entre os dias 29 e 02 de agosto. E, o terceiro módulo, as aulas serão realizadas de 05 à 09 de agosto. Entre os conteúdos, “Redes de atenção e cuidados com usuários de crack e outras drogas” e “Abordagem de pessoas em risco”. O curso será ministrado pelo Conselho Estadual de Polícia Comunitária.
Em Foz o Programa “Crack, é possível vencer” é desenvolvido pelo Comitê Gestor Municipal formalizado via decreto, envolvendo representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Fundação Cultural e Guarda Municipal.
Programa
Os municípios paranaenses receberão recursos para implantar e fortalecer serviços de saúde, assistência social e segurança pública, voltados ao tratamento de usuários de crack e ao enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas. Ao todo, estão sendo investidos R$ 52,3 milhões até 2014. A ideia é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção, promovendo ações de educação, informação e capacitação.
O programa investe na capacitação de professores, agentes de saúde, assistência social e segurança pública. Até agora, 174 mil profissionais, já foram capacitados pela ação. Já recebeu adesão de doze estados: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará.
com informações da agencia municipal de noticias www.pmfi.pr.gov.br e blog http://gmfiporgmjaime.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário