I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Nova Guarda Municipal muda perfil e mostra bons resultados





Primeiros meses do novo comando apresentam aumento nos atendimentos e mais eficiência


A nova Guarda Municipal já apresenta bons resultados com um comando que promove o diálogo e adota medidas corretas tanto na área administrativa quanto na operacional. Em fevereiro foram 1.794 ocorrências atendidas, segundo relatório apresentado pelo diretor do órgão, Cleumar Farias, que foi entrevistado pelo Tribuna Popular. A GM se destaca nas ações preventivas, apoio aos órgãos de segurança, serviços de trânsito, auxílio à Defesa Civil e atendimentos de caráter social.
De início, o novo comando buscou motivar o servidor para melhor atendimento à população. “Na área administrativa escolhemos as pessoas mais preparadas para cada setor. Na área operacional tínhamos problemas de logística e então relocamos viaturas seminovas que estavam no administrativo para reforçar o serviço operacional. O serviço administrativo pode ser feito com as viaturas mais usadas porque a demanda é menor”, disse Cleumar.

Policiamento comunitário


Em poucos dias, o novo comando reorganizou o serviço de policiamento comunitário que agora funciona em 10 regiões. “Na verdade o policiamento comunitário nunca parou, mas estava reduzido em função de que ficou sem as coordenações. Identificamos e nomeamos os coordenadores destas dez áreas. Nos bairros, as equipes identificam as demandas e trabalham de forma integrada com outras secretarias”, explicou o diretor da Guarda.
Cleumar Farias disse que o trabalho próximo ao cidadão aumenta a sensação de segurança com o trabalho preventivo. O tempo médio de chegada ao local é de 5 minutos, porém existem situações em que a viatura da área está em outro atendimento, deslocando-se então a equipe de outra área, o que demora um pouco mais. “Também levantamos as solicitações de serviços, em especial aqueles que podem gerar insegurança na população como problemas de iluminação pública, matagal, falta de sinalização ou de uma lombada. Estas solicitações são encaminhadas aos setores competentes da prefeitura com quem a Guarda trabalha de forma integrada”, comentou.

Módulo móvel


Cleumar disse que o prefeito Reni Pereira atendeu a solicitação da GM e adaptou uma das unidades para módulo móvel. “Tem sido de extrema importância nos trabalhos comunitários e de trânsito. Quando o Fozhabita ou a assistência social precisa realizar algum serviço, cadastramentos, por exemplo, nas comunidades podem usar o módulo móvel. No transito, o cidadão tem mais privacidade para receber uma orientação ou notificação de trânsito, não precisando ficar exposto numa verificação em blitz”, afirmou o diretor.
GM vai utilizar cães em suas operações
Outra novidade anunciada pelo novo diretor da Guarda Municipal é que o órgão vai utilizar cães em suas operações. “Está saindo a publicação do convênio para a utilização de cães, tanto nas ações repressivas, quanto preventivas ao tráfico. “Faremos o dog show nas escolas e após as apresentações é feita a palestra com as crianças sobre prevenção ao uso de drogas. A GM também vai dar apoio com cães nas operações das polícias”, informou Cleumar Farias.

Videomonitoramento


A expectativa do novo diretor da GM é o pleno funcionamento do sistema de videomonitoramento. A central está pronta e funcionando, mas a empresa encarregada das instalações e configurações das 120 câmeras ainda não concluiu o serviço.
De acordo com Cleumar Farias, a empresa teve problemas de ordem técnica por se tratar de tecnologia muito avançada e complexa. “Temos 100 câmeras instaladas e funcionando e as demais estão sendo instaladas. Estamos na dependência da empresa concluir para então passar a plena operação do sistema”, completou.


com informações da agencia municipal de noticias e site jtribunapopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário