I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Prefeito lança campanha “Moto sem Trauma”






O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi anunciou, nesta manhã (11), que adotará uma série de medidas para reduzir o número de acidentes com motocicletas em Foz do Iguaçu. A campanha “Moto sem Trauma” envolverá a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública e Foztrans e a Polícia Militar.
A ação surgiu diante dos números alarmantes de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, até 70% dos leitos de UTI da rede pública de Saúde são ocupados por pacientes resultantes desses acidentes. Segundo representantes da Saúde do município, houve ocasião em que num único dia, apenas um leito da Unidade de Terapia Intensiva, não estava ocupado por paciente acidentado com motocicleta.
“É uma verdadeira carnificina”, disse o prefeito ao anunciar as medidas que serão consolidadas nos próximos dias. “Estamos, concluindo o estudo para que possamos implementar as ações. A campanha já está lançada. Nós precisamos reverter esse quadro”, continuou Mac Donald, lembrando que nesse momento, a preocupação maior é com a vida das pessoas.
Durante o anúncio da campanha, o prefeito falou que muito se tem trabalhado para conter o aumento de acidentes com motociclistas, porém sem resultado positivo. “Por isso decidimos adotar medidas mais incisivas. Vamos intensificar o policiamento ostensivo, em horários onde se registra os maiores números de acidente. Mudar rotas de trânsito, fiscalizar o cumprimento da legislação vigente e adotar outras ações necessárias”.
A ideia é buscar parceria do governo paraguaio, assim como o envolvimento das revendedoras de motocicletas, para um trabalho de educação e conscientização das pessoas que adquirem esse meio de transporte. “Infelizmente, esse quadro se apresenta em todo o País, mas nós vamos diminuir esses números. Custe o que custar”, enfatizou Mac Donald.
Diagnóstico - Todas as medidas previstas dependem ainda de um diagnóstico completo do problema. Segundo estatísticas apresentadas, existem 30 mil motos na cidade. Um terço dos acidentes que ocorrem são com motos de placas paraguaias. De junho de 2011 a maio deste ano, foram registrados 1755 acidentes com motocicletas.
Os pontos mais vulneráveis são a BR 277, Avenidas JK e República Argentina. Colisão entre automóveis e motocicletas lidera os tipos de ocorrências com vitimas e incidência. Queda de moto aparece em segundo lugar no quadro de estatística da Polícia Militar. Segundo o responsável pelo setor de estatística de trânsito do Foztrans, Alexandre Siqueira, os horários mais críticos são entre 17 e 20 horas, nas terças e sextas-feiras.
Para a engenheira de trânsito, também do Foztrans, Priscila Mantovani, o que impressiona é a gravidade dos acidentes. “Os envolvidos, muitas vezes, sofrem lesões permanentes, têm que passar por amputações de membros e não são incomuns os casos de morte”, ressaltou.
O senhor Antonio Ricardo Rial faz parte dessa estatística. Em janeiro de 2012 se acidentou com sua motocicleta. Perdeu o baço, fraturou a clavícula e está até hoje sem poder trabalhar. Rial mora em Foz do Iguaçu e trabalha em Santa Terezinha de Itaipu. Ele considera imprescindível que sejam tomadas medidas mais enérgicas. “O motorista não respeita o motoqueiro e este se considera acima da lei. Acha que nada vai atingi-lo. E eu quase perdi a minha vida”, disse.


Fotos: Antonio Lopes/AMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário