I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PROGRAMA CRACK É POSSÍVEL VENCER



Na manhã desta sexta-feira (25) na Escola de Governo, localizada no Horto Municipal foi realizada a solenidade para a entrega de duas novas viaturas, duas motocicletas e trinta armas de condutividade elétrica e 50 sprays de pimenta. Participaram do evento o Prefeito Reni Pereira Presidente da Câmara José Carlos , o Secretário de Segurança do Município Cleumar Farais, o Secretário Municipal de Saúde Charlles Bortolo,  autoridades e convidados.

O programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal, é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz e o Governo Estadual e, contempla a secretaria de Saúde, a secretaria de Assistência Social e a secretaria de Segurança do município.

De acordo com o Prefeito o convênio foi assinado em 2013 com o Governo Federal e agora começam a chegar os primeiros instrumentos do programa. 

Na próxima etapa serão entregues um micro ônibus equipado com estação de videomonitoramento, com seis câmeras internas, e outras 14 deverão ser instaladas em pontos específicos da cidade.

Para o Prefeito Reni Pereira , os novos equipamentos irão auxiliar na abordagem  das pessoas que já estão na drogadição,  mas é preciso também investir na prevenção. “A drogadição é uma realidade que atinge nosso município, e além do programa Crack é possível vencer, nós estamos buscando ampliar programas de prevenção, investindo no esporte em locais onde temos pessoas em situação de risco”, disse. 

O Secretário de Saúde Charlles Bortolo informou que o Conselho Curador aprovou 10 novos leitos para internações no Hospital Municipal, caso o paciente precise de internamento.  “A saúde já tem alguns programas instalados, e tivemos a aprovação do Conselho Curador para mais 10 leitos no Hospital Municipal, caso necessite que esse paciente fique internado”, disse. 

No programa Crack é possível vencer adultos e crianças serão atendidas separadamente. “Estamos em tratativas com duas casas de acolhimento do município, adultos e crianças serão atendidos separadamente, são casas preparadas para que eles possam passar 24 horas, e que possam ter um acompanhamento médico”, comentou o Charlles.

43 servidores foram treinados e estão aptos para atuarem nesta área. A abordagem ao cidadão será feita por uma equipe multidisciplinar, que irá realizar o encaminhamento, mas tudo dependerá da vontade do cidadão. “Vamos estar sempre abordando, mas dependemos da vontade dele para ser atendido”, disse Charlles Bortolo.

O Secretário de Segurança Pública Cleumar Farias avalia que a ferramenta vem para somar nas atividades diárias do trabalho conjunto. “Os agentes já estão preparados para um atendimento completo aos usuários de crack, e agora esses equipamentos chegam para que possamos dar o andamento nas abordagens a essas pessoas e, posteriormente encaminhá-las para os setores responsáveis”, afirma. 

Programa “Crack é possível vencer”

O programa Crack, é possível vencer é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.

Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

Objetivos

Prevenção

Prevenção nas escolas
Capacitação de profissionais das redes de saúde, segurança pública, educação, assistência social, justiça,  operadores do direito, lideranças religiosas e comunitárias, agentes do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas (Sisnad)
Disseminação contínua de informações e orientações sobre crack e outras drogas

Cuidado
Serviços diferentes para necessidades distintas
Ampliação da oferta de serviços
Rede SUS preparada para o atendimento
Reinserção social
Apoio integral ao usuário e às famílias
Autoridade
Articulação com as áreas de saúde e assistência social
Parceria cm estados e municípios para a promoção de espaços urbanos seguros
Fortalecimento das ações de inteligência e investigação, em integração com as forças estaduais
Enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

Público alvo

Educadores
Profissionais de Saúde/Redes de Tratamento/Técnicos
Profissionais da Assistência Social
Profissionais de Segurança Pública
Comunidades Terapêuticas
Operadores do Direito
Lideranças Religiosas e Comunitárias
Conselheiros Municipais
Agentes do Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas
Entidades Governamentais e Não Governamentais

Nenhum comentário:

Postar um comentário