I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Policiamento Comunitário no Pilar Campestre contará com capoeira










Além de difundir a cultura brasileira, onde é levada, a capoeira fará parte do Policiamento Comunitário desenvolvido pela Guarda Municipal, a partir do ano que vem. No último sábado, dia 17, o subinspetor Carlos Galvão, Mestre Nescal como é conhecido nas rodas de capoeira, esteve no Jardim Pilar Campestre mostrando um
pouco desse esporte - ou arte como se referem algumas correntes – para crianças e adolescentes inseridos no Projeto Ser para Vencer de Foz. 
Há quase dois meses, todos os sábados guardas municipais apresentam atividades diversificadas para atrair a “garotada”. Empresários colaboram com doações que somadas à boa vontade de moradores do bairro, dão um brilho diferente aos finais de 

semana de mais de 100 meninos e meninas, que moram na região.
A implantação do Policiamento Comunitário em determinada localidade é gradativa. Inicialmente, é preciso conquistar a confiança da comunidade. Por isso o projeto deverá ser implantado efetivamente, no Pilar Campestre, apenas no início de 2013. Agora, crianças, adolescente, bem como os pais, estão tendo contato com os guardas municipais através de varias modalidades esportivas, dança e artesanato. 
A diretoria da Associação de Moradores está fazendo uma triagem dos interessados em participar das atividades, e também para saber qual a freqüência ideal. Voluntários da comunidade já se ofereceram para ensinar artesanato e colaborar com as aulas de artes marciais, por exemplo. O futebol já é uma atividade rotineira nas manhãs de sábado.
Entre as atividades introduzidas nos últimos 60 dias, a GM levou o Projeto Canto que Encanta (gm Lidório), onde o aluno pode optar por aprender canto e diversos instrumentos, algumas modalidades de Artes Marciais, com o gm Soldi e outros colaboradores. Assim como, no último sábado, o “Mestre Nescal” e capoeiristas de São Miguel do Iguaçu (Grupo Cambotá) encantaram e envolveram os presentes numa animada roda de capoeira.
Os capoeiristas foram apenas como convidados. Porém, quando foi questionado se poderia colaborar com o projeto, o guarda municipal Galvão não hesitou. “Eu já faço parte do projeto. Não há nada mais gratificante do que passar conhecimento, transmitir cultura, e principalmente, ajudar na formação de cidadãos. Policiamento Comunitário se faz assim, com amor ao próximo e zelo pela coisa pública”, disse o mestre que há 25 anos se dedica a capoeira e completará 19 anos na Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, em 2013.
O subinspetor Galvão se graduou Mestre em Capoeira em setembro deste ano. Atualmente é supervisor da Escola de Capoeira Camboatá no Paraná. O grupo de capoeira Camboatá está presente em varias cidades do Brasil e no mundo. Em Foz do Iguaçu, realiza projetos de cunho social além de qualificação profissional em capoeira.


fonte/fotos agencia municipal de noticias

Um comentário:

  1. esse é meu mestre nao tem ninguem aiem foz mais capaz que ele para que este projeto de certo

    ResponderExcluir