quarta-feira, 29 de maio de 2013

Em meio a “Operação Agata 7” Guarda Municipal apreende sozinho quase 1 tonelada de maconha








Na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 07:20 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, juntamente com uma equipe da Foztrans localizaram em estado de abandono um veículo GM / Blazer, de placas GSM-0300, com placas da cidade de São Paulo/SP, na Avenida JK, nas proximidades da curva do Gresfi.
Ao verificarem o interior do veículo foi encontrado dezenas de fardos de maconha. Foi verificado que o veículo não possui queixa de furto ou roubo, sendo um veículo financiado que teria apresentado problemas mecânicos.
Diante dos fatos a droga foi encaminhada a 6ª SDP, onde esta sendo pesada neste momento.
O fato curioso que a droga foi apreendida em meio a uma das maiores operação já realizadas no combate ao contrabando e o trafico de drogas, o qual engloba mais de 1000 homens do Exercito, Marinha, Aeronáutica, Policia Federal, Policia Civil e da Policia Militar, o qual no último balanço divulgado haviam apreendido pouco mais de 100 Kg de maconha.
E uma pequena equipe de servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu apreenderam aproximadamente uma tonelada de maconha somente na manhã desta quarta-feira.

fonte/fotos jornal tribuna popular                     www.jtribunapopular.com.br 

sábado, 18 de maio de 2013

APÓS ACIDENTE DE TRÂNSITO GUARDA MUNICIPAL DETÊM MOTOCICLISTA NO PORTAL DA FOZ




No final da noite detesta quinta-feira (16), por volta das 23:30 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu encaminharam a Delegacia da Policia Civil, Leandro Reis da Silva, de 22 anos de idade, acusado de estar em posse de uma motocicleta furtada.
O fato ocorreu por volta das 20:30 horas, quando Leandro Reis da Silva, estava pilotando a motocicleta Honda / CG 125cc, de placa AIP-8026, com placa da cidade de Matelândia/PR, quando acabou se envolvendo em um acidente de trânsito na Avenida Bem Te Vi, esquina com a Rua Sacacura, no Bairro Portal da Foz, sendo socorrido pelo Siate e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Municipal.
Servidores municipais presenciaram uma pessoa retirando a motocicleta do local do acidente, porem ao checarem a placa da motocicleta junto ao Sistema Informatizado da Guarda Municipal, foi constatado queixa de furto. A motocicleta foi localizada escondida em uma residência no Bairro Portal da Foz, sendo encaminhada a 6ª SDP, para as devidas providencias. Após receber alta médica, Leandro Reis da Silva, de 22 anos foi encaminhado a delegacia.

A reprodução deste conteúdo somente é permitida desde que seja dado o crédito à Tribuna Popular, informando o endereço www.jtribunapopular.com.br/http://gmfiporgmjaime.blogspot.com.br/ 

JOVEM É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL APÓS QUEBRAR BANCO DO TTU



No inicio da madrugada deste sábado (18), por volta das 00:10 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, foram acionados para deslocarem até o TTU (Terminal de Transporte Urbano) da Avenida JK, no centro de Foz, para darem atendimento a uma briga generalizada.
No local, os servidores municipais constataram que três indivíduos encontravam-se brigando, sendo que em dado momento um deles acabou danificando um banco do TTU, sendo os três detidos e encaminhados a 6ª SDP.
Na delegacia, um dos detidos identificado como sendo Willian Rodrigues, foi preso em flagrante pelo crime de dano ao patrimônio público (Art. 163 do Código Penal Brasileiro) que consiste em Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, tendo como agravante de dano qualificado quando é contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação da Lei nº 5.346, de 3.11.1967).
Diante dos fatos, Willian Rodrigues, foi preso em flagrante ficando a disposição da justiça na carceragem temporária da 6ª SDP, onde posteriormente será encaminhado a cadeia pública Laudemir Neves.

A reprodução deste conteúdo somente é permitida desde que seja dado o crédito à Tribuna Popular, informando o endereço www.jtribunapopular.com.br/ http://gmfiporgmjaime.blogspot.com.br/


quarta-feira, 15 de maio de 2013

ROCAM e Guarda Municipal detêm quatro assaltantes de panificadora





Na noite desta terça-feira (14), por volta das 20:00 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, juntamente com policiais militares foram acionados para deslocarem no Bairro Conjunto Libra, pois segundo informações haveria acabado de ocorrer um roubo a panificadora, roubo este praticado por quatro indivíduos sendo que uma delas encontrava-se armado de revolver, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.
Policiais Militares da ROCAM do 14º BPM conseguiram deter dois indivíduos, sendo um adolescente e um maior de idade, sendo localizado com a dupla um revolver, marca Rossi, calibre 38, Nº Série AA430412, devidamente municiada com dois cartuchos intactos.
Já a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, deteu mais duas pessoas, sendo dois adolescentes, que estavam em posse de um celular das vítima, bem como o dinheiro roubado.
Todos os envolvidos foram encaminhados ao DEA (Delegacia Especial do Adolescente) onde posteriormente o maior identificado como sendo Jacson Felipe da Silva Santos, de 18 anos de idade, foi encaminhado a 6ª SDP.

A reprodução deste conteúdo somente é permitida desde que seja dado o crédito à Tribuna Popular, informando o endereço www.jtribunapopular.com.br/  http://gmfiporgmjaime.blogspot.com.br/

domingo, 12 de maio de 2013

O equívoco do desarmamento

Em 2013 a Campanha Nacional do Desarmamento completa dez anos, nesse período, com todo o incentivo e recursos aplicados pelo governo, pouco mais de meio milhão de armas foram recolhidas, exatamente 616.446. 
De outra banda, nos últimos trinta anos o número de homicídios no país aumentou em 346%, um outro dado impressionante é que o índice de armas de fogo legalizadas utilizadas em atos delituosos, especialmente o homicídio, é insignificante. 
Das duas uma: ou a ineficiência é algo insuperável ou estratégia e rumo devem ser alterados. 
A questão das armas utilizadas para praticar crimes não encontra suporte nas legalizadas, mas sim nas ilegais, e esse número tem aumentado nos últimos anos em virtude do "mercado paralelo" que se instalou no país. 
A evolução dos Direitos Humanos (atualmente em sua quinta geração) açambarca também o direito a "auto-segurança", isto é, o direito do sujeito promover sua própria defesa se utilizando dos meios disponíveis, dentre os quais está a arma de fogo, trata-se de questão constitucional que jamais foi questionada, inclusive por aqueles que defendem o total e absoluto desarmamento, compreendida de outra forma, leva o art. 25 do Código Penal (trata da legítima defesa) à inconstitucionalidade. 

Hoje a lei permite que qualquer pessoa adquira uma arma de fogo para sua defesa, ocorre que a burocracia é tão vil que o "cidadão de bem" geralmente acaba desistindo, já aquele que desejar possuir uma arma ilegalmente não terá muitas dificuldades. 

Evidente que cabe ao Estado oferecer segurança absoluta ao cidadão, trata-se, porém, de um conceito teórico que por razões óbvias jamais foi ou será implementado em Estado algum, tanto que a legítima defesa é instituto legítimo em praticamente todos os modelos estatais. 

A venda legal de armas não deveria sofrer ações proibitivas, pelo contrário, a grande questão nesse contexto é a capacitação adequada de quem a possui (para evitar acidentes, incidentes etc), mas esse "problema" pode ser superado através de um processo qualificado e profissional no trâmite da concessão do porte. 

Estabelecido que não há liame subjetivo entre as armas legais e o crescimento de homicídios no país, questiona-se quais alternativas podem ser cotejadas para enfrentar o fenômeno. 

Várias: desde o resgate social completo em áreas de baixa renda, onde ocorre a maioria desses homicídios, com a instalação de centros de lazer, quadras de esportes, bibliotecas, escolas de música etc, até o fechamento de bares em horários determinados. 

Iniciativas como essas (não só do Estado mas de anônimos comprometidos) tem contribuído com o arrefecimento dos homicídios em várias localidades, poderiam ser melhor aproveitadas por gestões eficazes e eficientes. 

A proibição da venda de armas denota uma concepção totalitária de Estado, onde este discricionariamente diz o que é bom ou não para o cidadão, é algo totalmente incompatível com o Estado Democrático de Direito



Rogério Antonio Lopes é Delegado de Polícia no Paraná (chefe da 6ª SDP de Foz do Iguaçu) e  pós-graduado em Direito Público e Gestão Estratégica.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Guarda Municipal recupera veículo roubado na noite anterior





Por volta das 20:30 horas, desta segunda-feira (06), servidores municipais foram acionados para deslocarem até a Avenida Silvio Américo Sasdelli, no Bairro Jardim Lancaster, pois segundo o solicitante,  teria sido vítima de roubo na noite anterior, roubo este ocorrido na Avenida Brasil, no semáforo da Santi Móveis, sendo levado seu veículos e quando passava pela avenida avistou um veículo muito parecido com o seu.
No local os servidores se depararam com o veículo Peugeot / 207, de placas AQU-3255, de Foz do Iguaçu, sendo constatado que o veículo era de sua propriedade, sendo encaminhado a 6ª SDP para posterior liberação ao legitimo proprietário.

fonte/fotos jornal tribuna popular                                  www.jtribunapopular.com.br

Em apoio à troca de tiro, viatura da GM sofre acidente de trânsito no Porto Belo





Durante a perseguição aos suspeitos, uma viatura da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, que dava apoio a ocorrência de troca de tiro na tarde desta segunda-feira (06), por volta das 17:00 horas, acabou sofrendo um acidente de trânsito na Rua Ângela Aparecida de Andrade, no Bairro Porto Belo, nas proximidades da Rodovia BR-600 (Avenida Tancredo Neves).
No local do acidente, foi constatada a colisão entre a viatura da Guarda Municipal, marca Ford / Ecosport, de placa ASY-6142, de Foz do Iguaçu, conduzido por Luiz Carlos de Oliveira e o veículo Fiat / Elba, de placas CCS-2319, de Foz do Iguaçu, conduzido por Joaquim Francisco de Souza.
Diante da gravidade do acidente, foi acionado apoio do Siate que deram atendimento a três vítimas sendo, Katia Oliveira Souza, de 27 anos de idade, Marly Weis, de 46 anos e Joaquim Francisco de Souza, de 62 anos de idade. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro do Hospital Municipal.

fonte/fotos jornal tribuna popular                       www.jtribunapopular.com.br

Guardas Municipais trocam tiros com suspeitos, um morreu no hospital e o outro esta preso


















































Na tarde desta segunda-feira (06), por volta das 17:00 horas, servidores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, que realizavam patrulhamento comunitário nas imediações da Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Viaduto da Av. JK, com a BR-277, quando avistaram uma motocicleta ocupados por duas pessoas em atitudes suspeitas.
Foi dado ordem de parada, sendo que o motociclista empreendeu fuga, pilotando em alta velocidade sobre a Rodovia BR-600 (Avenida Tancredo Neves), sedo que no acompanhamento tático, já na região do Bairro Porto Belo, o passageiro da motocicleta sacou uma pistola de uma mochila e efetuou diversos disparos de arma de fogo, atingindo três disparos a viatura da Guarda Municipal.
Para resguardar a integridade física dos servidores municipais foram efetuados alguns disparos de arma de fogo por parte dos servidores, sendo o passageiro da motocicleta alvejado, vindo a cair da motocicleta.
Diante dos fatos foi acionado apoio do Siate, o qual foi socorrido Gilberto Aparecido dos Santos, de 26 anos de idade, sendo encaminhado em estado grave ao Pronto Socorro do Hospital Municipal.
Também foi apreendido uma pistola, 9mm, um simulacro de pistola e um radio comunicador. Com informações prestadas por populares foi possível apreender a motocicleta utilizada na fuga.
Por volta das 18:30 horas, Gilberto Aparecido dos Santos, de 26 anos de idade, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital municipal devido aos ferimentos no tórax e abdômen.
O corpo de “Gilberto” foi encaminhado ao necrotério do Instituto Médico Legal para procedimento de necropsia e posterior liberação aos familiares.
No inicio da noite, servidores municipais do GTA (Grupo Tático de Apoio) lograram êxito em prender o motociclista identificado como sendo Geovani Aparecido dos Santos, de 18 anos de idade, o qual encontrava-se ferido com um tiro nas costas. Inicialmente “Geovani” foi encaminhado ao UPA (Unidade pronto Atendimento) onde foi medicado e posteriormente encaminhado a 6ª SDP para as devidas providencias.