quinta-feira, 31 de março de 2011

Jovem "surta" ao receber voz de prisão



Guardas Municipais prenderam um jovem de 23 anos na madrugada de quinta-feira (31) no Bairro Cidade Nova. O suspeito portava um revolver calibre 38, com quatro cartuchos intactos e um deflagrado. O tiro teria sido disparado contra a viatura da Guarda Municipal. O detido que se identificou como Juan Ricardo Godoy (23), aparentava estar sob efeito de drogas e quando recebeu voz de prisão teve um surto nervoso. Ele precisou ser levado ao Pronto Atendimento Municipal.
Godoy contou aos guardas municipais que estava fugindo dos assassinos de seu irmão, Cezinha, morto no ultimo domingo (27) no Porto Meira. A arma foi entregue na 6ª SDP e a identidade de Juan ainda não foi confirmada. Assim que deixar o hospital, será conduzido à delegacia.


http://www.radioculturafoz.com.br/

quarta-feira, 30 de março de 2011

Jovem é preso com arma de brinquedo


A réplica de uma pistola HK calibre .40 foi apreendida na manhã desta terça-feira (30) com um jovem que saía da Favela do Bambu. Ivan Leonan Silva de Souza (18), foi abordado por guardas municipais que faziam patrulhamento na Avenida Beira Rio e perceberam a atitude suspeita dele. Ivan teria tentado se esconder em uma construção abandonada, mas foi preso pelos policiais. Com o acusado ainda foi encontrada pequena porção de maconha. Ele foi levado até a 6ª SDP.

http://www.radioculturafoz.com.br/

OCORRÊNCIAS DAS ULTIMAS 24 HORAS EM DESTAQUE

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 29 para 30 de MARÇO de 2011



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE




VEÍCULO RECUPERADO PRODUTO DE FURTO



Em torno das 21h30min, a Central de Operações recebeu a informação de que uma pessoa teria abandonado um veículo com o alarme disparado na Rua Rui Barbosa, no Centro.
A equipe foi ao local e constatou que se tratava de um veículo VW SANTANA, placas APK 5678, e em seu interior havia duas correspondências em nome de LUAN SEABRA VIEIRA e uma agenda com horários de aulas, o qual foi concluído que a pessoa era acadêmica.
De posse da informação, contatou-se a Instituição de ensino e o proprietário do veículo foi informado sobre o ocorrido.
LUAN compareceu ao local e se dirigiu junto à 6ª SDP com a guarnição, para as providências cabíveis.


ATO OBSENO



Por volta das 10h12, uma equipe de guardas municipais deslocaram até a Av. Mario Filho S/Nº, no Morumbi I, onde uma pessoa do sexo masculino estava exibindo os seus órgãos genitais, os GMs ao chegarem no local, encontraram o autor do ato chegando em sua casa e após conversa com os familiares, foram informados que se tratava de um deficiente mental e físico, sendo assim, os mesmos receberam apenas orientação.

 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ação Integrada de Fiscalização Urbana em foz do iguaçu



Neste último sábado (26) em Foz do Iguaçu foi dado inicio a Ação Integrada de Fiscalização Urbana que tem como objetivo principal verificar comércios com problemas e alvos de denúncias pela população, como perturbação de sossego, presença de menores e consumo de drogas, bem como com pendências com a Secretaria da Fazenda do Município.
Foram fiscalizados neste sábado ao todo 13 estabelecimentos, onde um deles foi fechado pela Secretaria da Fazenda. Ainda, 237 pessoas foram abordadas e diversas notificações realizadas, em postos de combustíveis, bares, restaurantes e locais onde existem aglomerações de pessoas.

Ação Integrada de Fiscalização Urbana é integrada pela Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária e Foztrans.

fonte e fotos http://www.urgencia190.com.br/




OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE DAS ULTIMAS 48 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 26 para 27 de MARÇO de 2011


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE
 


ATROPELAMENTO

 
Por volta das 14h20min (26), uma equipe se deparou com um atropelamento ocorrido na Avenida Pôr do Sol, no bairro Jardim São Paulo.

A vítima era uma criança de oito anos que havia sido colhida pelo veículo GM VECTRA, placas IHO 1709, conduzido por IZAQUEU ANTUNES DA CRUZ, o qual recebeu atendimento médico do SIATE.

Foi procedido sinalização de trânsito na via até a chegada do pelotão de trânsito da policia militar para confecção do boletim de acidente de trânsito.
 

FORÇA TAREFA
 

Em torno das 22h00min na data deste sábado (26), desenvolveram trabalhos da Força Tarefa, com a presença da Policia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Foztrans, Conselho Tutelar, Secretaria do Meio Ambiente e da Fazenda.

Os trabalhos foram desenvolvidos em vários estabelecimentos da região sul e norte da cidade, sendo que ninguém foi preso no transcorrer da operação, contudo oito adolescentes foram atendidos pelo Conselho Tutelar e entregues aos pais por estarem em locais impróprios.



De 27 para 28 de MARÇO de 2011



 
VEÍCULO RECUPERADO PRODUTO DE ROUBO

 
Por volta das 11h49min, uma equipe em patrulhamento pelo jardim dona Leila, localizou na Rua Laila Osmann esquina com a Rua Jorge Sanwais, um veículo GM Astra, placas DJC 9895, de cor branca, em estado de abandono. Verificado junto ao sistema foi constatado que o veículo havia sido roubado nesta madrugada. O veículo foi conduzido e entregue na 6ª SDP para restituição ao proprietário.
 

ACIDENTE DE TRÂNSITO
 

Às 23h08min, uma equipe estava em rondas pela Avenida Republica Argentina esquina com a Avenida Por do Sol, sendo constatado que o veículo Ford Corcel II, placas ACG 4094, conduzido pelo Sr. Carlos dos Santos Nunes, que transitava pela Avenida Republica Argentina sentido centro, veio a colidir com o canteiro central. Foi constatado que o condutor estava em aparente estado de embriaguês, não possuía CNH e não portava os documentos de porte obrigatório. O condutor recusou-se a fazer o teste de alcoolemia, sendo confeccionado o termo de recusa, feitas as notificações pertinentes e o veículo recolhido ao pátio municipal.

sábado, 26 de março de 2011

Força-tarefa irá coibir crimes e contravenções em foz do iguaçu


Unir órgãos de segurança, fiscalização e de garantia dos direitos para coibir crimes e contravenções. Com este fim, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Foztrans, Vigilância Sanitária, Força Verde, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda e Conselho Tutelar entre outros, se reuniram na sexta-feira, 25, para discutir a "Ação Integrada de Fiscalização Urbana". O trabalho conjunto é semelhante à Força-Tarefa criada pelos órgãos estaduais e municipais no início da década de 2000.



Os trabalhos seguem o molde do que já é feito, no âmbito da segurança pública, pelo Governo do Estado. Com base em dados e em serviço de inteligência, serão deflagradas operações em que os órgãos participantes irão aos pontos considerados vulneráveis, previamente identificados, para atuar cada um em sua área. "Faremos uma fiscalização integrada em que serão verificados alvará, condições para atendimento ao público, se há algum ponto de venda de produtos ilícitos, se há perturbação da tranquilidade. Enfim, todas aquelas irregularidades que podem comprometer a segurança pública estaremos fiscalizando", resumiu o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo da Silva.


Segundo ele, a unificação torna os trabalhos mais céleres e efetivos uma vez que quando cada força de segurança atua sozinha, muitas vezes acaba por se deparar com situações relacionadas à área de atuação de outras e não pode atuar. Estando toda a equipe integrada, é possível iniciar e encerrar todos os trâmites ao mesmo tempo. "Também demonstra que o Estado está unido, estando município e Estado preparados para fazer este trabalho, quem acaba lucrando é a sociedade", argumentou.


Reunião

Na reunião desta sexta-feira — no 14º Batalhão da PM — os órgãos convocados apresentaram quais são os locais considerados estratégicos e necessitam ser alvo das ações. No entanto, muitos deles já são conhecidos principalmente pelas forças policiais, caso de determinados postos de combustíveis, bares, principalmente na periferia, e outros pontos de concentrações, como as ‘cracolândias’.


"Isso tudo nós vamos buscar atacar", disse Silva, que lembrou ainda que por meio da junção das forças, há uma economia ao Estado. "É uma força-tarefa, uma operação conjunta, porém com olhares mais voltados à fiscalização em geral. Não apenas à segurança pública. Tanto é que vai participar o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária", comentou.


A ação terá a coordenação conjunta da Polícia Militar e Guarda Municipal, que já possuiem os pontos considerados onde ocorrerão as intervenção, identificados por meio do sistema de geoprocessamento do crime. "Estudamos onde estão os locais com maior incidência de ocorrências, tipos de crimes e contravenções. Então temos mais ou menos uma estatística muito boa. Através dela, vamos unir as forças de segurança que atuam na região para executar um trabalho mais direcionado", explicou o capitão Marcio Skovronski.


Além dos locais, no encontro foram ainda apontados o melhor dia e horário para ocorrer as ações, que terão, entre outras metas, combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. "É fundamental (o apoio). Nós trabalhamos em conjunto. Quer dizer, um ajuda o outro. Então é importante o Conselho estar com as forças policiais e ela juntas ao conselho", avaliou o conselheiro tutelar José Wilson de Souza. Como lembrou, esta atuação em conjunto ocorre até mesmo em determinadas situações em que é necessária a proteção dos conselheiros.

reportagem nelson figueira jornal a gazeta do iguaçu dia 26 de março de 2011 http://www.gazeta.inf.br/

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE SEXTA-FEIRA PARA SABADO

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 25 para 26 de MARÇO de 2011



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE 



PRISÃO POR  DANO AO PATRIMONIO



Em patrulhamento pela Avenida Jorge Shimmelpfeng, no Centro, na madrugada da sexta-feira (25), uma equipe foi solicitada por um cidadão que havia presenciado uma pessoa que havia danificado uma placa de sinalização de trânsito e uma lixeira.
A equipe de pose das caracteristicas do cidadão iniciou buscas vindo a localizar e deter  a pessoa de EVERTON ROCHA DA COSTA (27) o qual foi encaminhado à 6ª SDP para os procedimentos cabíveis.





ATROPELAMENTO



Por volta das 18h02min, uma equipe se deparou com um atropelamento ocorrido na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Petrópolis.
A vítima ELIN LUIZ DOS SANTOS (44) foi colhida pelo veículo GM MONZA, placas ICL 1320, conduzido por JOSÉ VICTOR FRANKLIN GONÇALVES DE MEDEIROS, o qual prestou assistência ao pedestre, sendo na sequência recebendo atendimento médico do SIATE.
Foi procedido sinalização de trânsito na via até a chegada da PRF para o registro da ocorrência.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vítimas reconhecem quadrilheiros presos em operação conjunta em foz



Pelo menos metade de quadrilha que assaltava sacoleiros na região de Foz do Iguaçu foi reconhecida por duas vítimas na 6ª Subdivisão Policial, nas últimas horas. O interrogatório de pessoas lesadas pela organização criminosa resultou no indiciamento de oito suspeitos por roubo e formação de quadrilha.


Entre os indiciados estão quatro menores de 18 anos e quatro adultos. O depoimento de um comprista de Itapema (SC) e outro de Telêmaco Borba (PR), assaltados na fronteira, ratificaram a suspeita do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil.


As duas vítimas reconheceram parte do bando encaminhada à delegacia. Uma delas também identificou mercadorias do Paraguai recuperadas pela polícia e o Fiat Siena, prata, retido na noite da operação e levado à 6ª SDP. "O carro foi reconhecido como sendo o mesmo usado pela quadrilha no assalto às duas vítimas", comentou o delegado Ítalo Sêga, do GDE.


Ainda segundo o delegado, um adolescente está apreendido à disposição da Justiça sob acusação de porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. Na casa onde ele reside, a polícia achou três camisetas da Polícia Civil, uma pistola e um revólver.


Os demais indiciados responderão aos processos em liberdade. "Mas eles poderão ter as prisões (ou apreensões) decretadas pela Justiça a qualquer momento", continuou o delegado. A dona do Siena apreendido também deverá ser responsabilizada criminalmente.


A quadrilha


De acordo com as investigações, a quadrilha investigada usava uniformes da Polícia Civil para montar falsas blitze, ter facilidade para abordar veículos de compristas nas vias urbanas e rodovias de Foz, e assaltá-los. Um Siena prata era usado nos crimes da organização, sediada no Morumbi e no Portal da Foz.


Depois de identificar todos os integrantes do bando, o GDE - com o apoio do GTA (Grupo Tático de Apoio) da Guarda Municipal - realizou anteontem uma operação para apreender provas e deter os criminosos. Além das armas e das camisetas da Polícia Civil, os agentes apreenderam um boné da GM, um moto do Paraguai, um notebook, uma máquina digital e vários produtos estrangeiros. Dos seis acusados levados à delegacia, apenas um menor foi autuado. Outros acusados foram liberados porque não estavam em período de flagrante delito. "As investigações prosseguem na tentativa de localizarmos novas vítimas da quadrilha", completou o delegado.

reportagem Gilberto Vidal - Reportagem jornal a gazeta do iguaçu dia 25 de março de 2011 www.gazeta.inf.br

OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 24 para 25 de MARÇO de 2011



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE





CONTRABANDO/DESCAMINHO



Guardas municipais em fiscalização de trânsito realizado na Rua Javaé, no Centro, abordaram o veículo VW PARATI, placas AEH 8295, conduzido por JONATHAN DE CAMARGO.

O condutor enquanto abordado pela equipe informou que estava transportando mercadorias oriundas do Paraguai, e no momento em que foi comunicado que seu veículo seria retido para que fossem tomadas as providências legais, JONATHAN empreendeu fuga.

O veículo foi perseguido e  varias equipes efetuaram o cerco afim de localizar o veiculo em fuga sendo o mesmo abordado na Rua Antonio Raposo,  sendo encaminhado juntamente com o condutor a Receita Federal para os procedimentos cabíveis.



CONDUÇÃO A TERMO CIRCUNSTANCIADO POR DESACATO



Uma viatura realizava patrulhamento pela Avenida Augusto Antonio Araújo, no bairro Cidade Nova, quando abordou o veículo TOYOTA, placas ALY 5278, conduzido por JUAN BATISTA OLIVEIRA SILVEIRA, o qual estava acompanhado de ROGER ALVES BARROS, a fim de verificação e documentação.

Durante abordagem, ROGER veio a desacatar os agentes municipais com palavras de baixo calão, porque não concordava com o procedimento de abordagem ao qual éra submetido.

Diante do fato, o cidadão foi conduzido ao Fórum para lavratura do termo circunstanciado.


 

quinta-feira, 24 de março de 2011

Secretário de segurança de foz do iguaçu escreve artigo sobre "a insegurança"

REFLEXÕES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA



"A bandidagem é que deve se sentir acuada, amedrontada e insegura".


Estamos vivendo um sentimento de insegurança nos nossos lares e percebemos nitidamente, que o mundo que sonhamos está sendo destruído por criminosos ousados, que matam, ameaçam, destroem o patrimônio público e privado, espalham o terror, afrontam o Estado e paralisam as cidades.


Poucos setores da vida política de uma cidade são tão suscetíveis a influxos polemizantes como o da segurança pública. Se o reconhecimento da criminalidade como uma ameaça iminente ao processo civilizatório é objeto de relativo consenso, o mesmo não se pode dizer com relação às causas e à natureza do fenômeno, nem tampouco às soluções agenciáveis para combatê-lo.


O dissenso nessa temática remonta já ao caráter real ou aparente da ascensão contemporânea da criminalidade, pois há quem interprete a atmosfera de pânico instalada no coração das grandes cidades como nada mais do que uma ilusão decorrente da "espetacularização" da violência, engendrada pela mídia e explorada por interesses escusos de governos e corporações, perspectiva popularizada pelo sociólogo Barry Glassner em sua obra "Cultura do Medo". O problema, nos termos desta concepção, seria menos de "insegurança" do que de "clima de insegurança", radicado talvez no fato de a vitimização estar alcançando estratos sociais com maior poder de verbalizar suas demandas.


Mas isto é assunto para "especialistas." O fato é que estamos vivendo um sentimento de insegurança nos nossos lares e percebemos nitidamente, que o mundo que sonhamos está sendo destruído por criminosos ousados, que matam, ameaçam, destroem o patrimÃ?nio público e privado, espalham o terror, afrontam o Estado e paralisam as cidades. A maioria das vezes os "especialistas" de plantão são candidatos ao Poder Legislativo, de olho no voto até o próximo pleito quando prometerão tudo de novo. Os "especialistas" ao longo de décadas não foram capazes de apresentar um projeto sério para a segurança pública, não se sabe se por incapacidade ou por dolo, para que os cofres públicos permanecessem a seu dispor. Convém lembrar que o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a primeira Conferencia Nacion al de Segurança Pública (Conseg), foram iniciativas do Poder Executivo (governo Lula). Para ilustrar o não desejo de resolver o problema da segurança pública, podemos citar a crise provocada pela organização criminosa PCC no Estado de São Paulo, em 2006, quando o Ministro da Justiça Marcio Thomas Bastos disponibilizou cem milhões de reais para a segurança pública, ao então governador Cláudio Lembo e, este disse que era pouco. Mesmo assim, o governador não foi capaz de gastar a "ninharia" que retornou ao cofre da União por falta de projeto.


A primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) teve como um dos objetivos consolidar a segurança pública como um direito fundamental do cidadão e, para tanto, construir uma política nacional de segurança com a participação da sociedade civil, dos trabalhadores em segurança pública e representantes do poder público, apontando desta forma, para a necessidade de quebrar a barreira entre o "especialista e o leigo", "o fardado e os outros,"etc., e todos assumirmos a responsabilidade como preconiza a Constituição Federal.


Não podemos mais lidar com os criminosos organizados empregando os mesmos meios e métodos seculares empregados para combater a criminalidade comum ou eventual. Não seria exagero afirmar que convivemos com um quadro caótico nos meios policiais, onde as polícias não se reconhecem e cooperam pouco entre si, principalmente na área da inteligência policial; além disso, costumam discutir inutilmente competências e atribuições. Este quadro é agravado pela conhecida rotatividade dos chefes de polícia ou comandantes, seja a nível federal ou estadual. Esta situação requer uma ação rápida do poder público municipal que precisa suprir este hiato deixado pelo Estado. Não se trata de assumir o papel do ente federado estadual, mas de complementá-lo, já que a Constituição Federal não autoriza a criação de uma polícia municipal como seria desejável, mas diz que segurança pública é direito e responsabilidade de todos e também estabelece que eficácia é dever do Estado (prover os meios) e eficiência é dever do servidor.


Coube a esta Secretaria Municipal de Segurança Pública, por determinação do Excelentíssimo Senhor Prefeito elaborar um projeto de policiamento comunitário, superando assim a primeira fase, a do patrulhamento comunitário.


O Governo Municipal em parceria com o Governo Federal fez investimentos importantes na área social nos últimos anos, principalmente nas regiões mais pobres. Sem estes investimentos não seria possível formular uma política pública de policiamento comunitário, pois os pobres que vivem em áreas degradadas costumam confiar menos no poder público que lhes nega serviços públicos fundamentais como educação, habitação e saúde, por exemplo.


A cultura do crime só é quebrada quando a sociedade se torna uma aliada da polícia local, principalmente da Guarda Municipal que é subordinada ao poder municipal que atende seus serviços públicos fundamentais.


É indispensável que a Guarda Municipal que serve de ponte entre as forças policiais, esteja próxima da população e em parceria, porque não há nada mais eficaz para controlar uma comunidade que ela própria.


A eficiência da polícia comunitária é muito difícil de mensurar porque o trabalho de cada guarda é discricionário. Pode haver guardas com característica de só prender pessoas e não investigar mais nada, outros preferem orientar e obter informações de pessoas envolvidas em diversos casos, evitando dessa forma problemas maiores no futuro. No segundo caso ninguém toma conhecimento e nem figura em estatísticas, mas o ganho social é imenso.


O modelo brasileiro de segurança pública enfrenta muitas dificuldades porque as decisões são tomadas longe das pessoas que vivem nas cidades e não nos Estados Federados. Além do mais, herdamos do colonialismo português o modelo de persecução criminal a partir do inquérito policial que só existe no Brasil onde as polícias Federal e Civil são as polícias judiciárias da União e do Estado, respectivamente; restando às outras polícias e guardas municipais o papel de meros coadjuvantes, já que não realizam o ciclo completo, nascendo daí a desmoralizante impunidade brasileira. Só para citar um exemplo, um estudo atual realizado pelas maiores universidades brasileiras, encomendado p ela Federação Nacional dos Policiais Federais, aponta que apenas dezesseis por cento dos homicídios cometidos no país, levam a denúncia. Convém lembrar que o homicídio é um dos crimes mais fáceis de investigar.


O único critério para medir a eficiência dessas polícias é baseado nas taxas de aprisionamento, que apesar da sua importância, pode não ser o mais justo. A verdadeira resposta sobre a eficiência policial vem da comunidade que se sente mais segura quando a incidência de crimes cai.


É de domínio público que em qualquer lugar do mundo os crimes são cometidos por um número pequeno de indivíduos e que a reincidência é muito grande, principalmente nas áreas de fronteiras de países onde o sentimento de impunidade é maior. É relativamente fácil cometer crime em um país e em poucos minutos estar em outro, fora do alcance da justiça. A reincidência de crimes, que não é privilégio desta cidade, está alicerçada no moribundo sistema prisional brasileiro, que além de não recuperar os criminosos, permite que eles continuem comandando os crimes de dentro das cadeias através das visitas íntimas, sem tirar o mérito dos advogados pombos-correio. É imperativa a supressão desses privilégios.


Ora, se os criminosos são poucos, como afirmamos acima, parece óbvio que as forças de segurança têm o dever de conhecê-los. Para tanto, se faz necessário um SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA MUNICIPAL objetivando a obtenção, análise e produção de conhecimentos de interesse da segurança pública, sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência da criminalidade, atuação de organizações criminosas, controle de delitos sociais, assessoramento às ações de polícia judiciária e ostensiva por intermédio de análise, compartilhando a difusão de informações.


É de se salientar que as organizações criminosas sediadas nos grandes centros urbanos mantêm nesta região seus representantes locais, sejam eles criminosos comuns, servidores públicos corruptos ou empresários de fachada. É desnecessário dizer que os altos lucros com o contrabando, falsificações, tráfico de drogas, armas e munições, entre outros ilícitos, sustentam a cadeia violenta que atinge todo o país. Portanto, não seria exagero afirmar que pela localização geográfica de Foz do Iguaçu, somente a União, Estado e Município, atuando de forma integrada poderão controlar a porta de entrada de ilícito, responsável por grande parte da violência que assola todo o país.


O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, aplica recursos diretamente no município para o combate a violência, sinalizando assim, para a descentralização da segurança pública; indubitavelmente dividindo com o município essa responsabilidade e, ainda mais, exige a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que é presidido pelo prefeito. Nada mais sensato, pois é o poder executivo municipal que tem de dar resposta aos anseios da população e não o governo estadual ou federal à distância.


O policiamento comunitário que estamos executando nas doze regiões de Foz do Iguaçu teve início há mais de um ano quando o Prefeito e o Ministro da Justiça firmaram o convênio do PRONASCI e, em seguida, o Departamento Técnico da GM elaborou o projeto, que depois de aprovado pelo Ministério da Justiça, deu início a capacitação de todo o efetivo da Guarda Municipal nos cursos de Polícia Comunitária, entre outros. Fazem parte deste projeto o Grupamento de Operações de Trânsito (GOT) e Grupo Tático de Apoio (GTA) que tem papel fundamental no combate a violência e, finalmente, a criação do Núcleo de Inteligência da SMSP com o objetivo de colaborar na busca de provas e informações nos procedimentos investigatórios, gerenciar e atualizar o banco de dados da criminalidade, analisar ocorrências atendidas pela GM, relacionar-se com os órgãos de inteligência policiais e as secretarias municipais, acessar o banco de dados nacional (INFOSEG), manter o quadro operacional da GM informado, propor ações ao setor de planejamento operacional e, ainda, exercer em conjunto com outros órgãos policiais, a atividade de análise de inteligência na central de monitoramento de câmeras que em breve serão instaladas na cidade. É oportuno dizer que os guardas que operam o Núcleo de Inteligência foram formados pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).


Todavia, as experiências de polícias comunitárias em todos os países que a adotaram, só tiveram êxito onde a polícia ou guarda e comunidade teve total apoio dos outros serviços públicos; daí a indispensável integração com todas as outras secretarias municipais. Só assim teremos um policiamento proativo.


Convém lembrar que policiamento comunitário não é apenas o policiamento preventivo que poderia ser interpretado pelos criminosos como um policiamento frouxo. Ao contrário, novas e maiores agressões a coletividade devem gerar ações de maior intensidade e eficácia. Justamente para isso, o GTA foi criado e treinado, para atuar tanto na prevenção como na repressão uniforme aos mais diversos delitos em conjunto com as forças policiais. No entanto, quando se fala do Estado firme e justo, as mudanças são bloqueadas por uma concepção desmedida e facciosa dos chamados direitos humanos, do que resulta formidável proteção aos facínoras, como se fossem os únicos titulares de direitos humanos ilimitados. Por exemplo, a presunção de inocência só tem gerado uma desmoralizante impunidade, com os recursos especiais e extraordinários meramente protelatórios que eternizam o processo; como também o direito de permanecer em silêncio e de esquivar-se à auto-incriminação que é "confundido" com o direito de mentir. O direito não briga com a ética. Quem cala não pode ser punido por isso, mas quem mente está dificultando ou impedindo o regular funcionamento da justiça, ensina o doutor em direito do Estado Adilson Abreu Dallari.


O limite maior aos direitos dos facínoras está nos direitos humanos das pessoas de bem, que trabalham, pagam impostos, geram empregos e produzem bens e serviços essenciais para o bem-estar da coletividade, ou seja, têm deveres sociais cuja inobservância, mormente gera sanções. Esses é que devem ter o direito de ir e vir com segurança e usufruir os bens adquiridos com o trabalho honesto. O poder público tem o dever de garantir esses direitos. O governo tem o dever de usar a força para evitar o crime e segregar do convívio social os que atentam contra a segurança das pessoas honestas. No confronto direto, na resistência, a Guarda Municipal em conjunto com as forças policiais tem o dever de ganhar do delinquente.


Para combater a criminalidade organizada e violenta, a Guarda Municipal precisa estar capacitada, organizada, equipada, dispor de maior força e poder utilizá-la. Barbárie é a criminalidade incontrolada. A hora é agora. É preciso que as coisas mudem: A bandidagem é que deve se sentir acuada, amedrontada e insegura.

Foz do Iguaçu, março de 2011

Adão Luiz Souza Almeida, Secretário Municipal de Segurança Pública do município de Foz Iguaçu e policial federal por 30 anos, aposentado.

OPERAÇÃO CONJUNTA GUARDA MUNICIPAL POLICIA CIVIL DESARTICULA QUADRILHA




Policiais civis do Grupo de Diligências Especiais (GDE) e guardas municipais do Grupo Tático de Apoio (GTA) desarticularam ontem uma quadrilha que assaltava sacoleiros na região de Foz do Iguaçu. Na operação, realizada na Zona Leste da cidade, agentes detiveram seis pessoas para averiguação, e apreenderam duas armas de fogo e roupas de forças policiais usadas em crimes.


Nas últimas semanas, a polícia investigava uma quadrilha acusada de praticar uma série de assaltos na fronteira. "Temos pelo menos dois roubos a sacoleiros atribuídos a essa quadrilha. Houve outros assaltos que não foram registrados (nas delegacias) por sacoleiros, que também seriam de responsabilidade do mesmo grupo", comentou o delegado Ítalo Sega, do GDE.


Ainda conforme o delegado, o bando investigado usava fardas policiais para montar falsas blitze, ter facilidade para abordar veículos de compristas nas vias urbanas e rodovias, e assaltá-los. Os agentes apuraram ainda que um Fiat Siena prata era usado nos crimes da organização, sediada no Morumbi e no Portal da Foz.


No fim da tarde, equipes do GDE e do GTA saíram da 6ª Subdivisão Policial (SDP) com a missão de obter provas e prender suspeitos. As incursões começaram pela Favela da Batalha com a apreensão de alguns adolescentes suspeitos.


A detenção dos menores possibilitou aos policiais localizarem residências de supostos integrantes da quadrilha. Na primeira casa vistoriada, na Avenida Mário Filho, os agentes recolheram um boné da Guarda Municipal. "Esse modelo é original da Guarda Municipal e estava escondido aqui (no imóvel). Agora, caberá à Polícia Civil apurar como ele foi conseguido e trazido para cá", comentou o inspetor Garcia, da GM.


Camisetas e armas


Do Portal, policiais civis e guardas municipais realizaram diligências no Morumbi. As buscas por supostos criminosos foram concentradas na Rua Barão da Serra Negra. Agentes acharam na primeira casa vistoriada naquele endereço três camisetas da Operação Verão da Polícia Civil, um revólver, uma pistola e munições.


As roupas e as armas estavam escondidas em locais distintos do imóvel. Um morador foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para prestar depoimento. "Eram as provas que procurávamos. Agora (ontem) vamos checar outra residência onde pode haver outra arma e um colete policial", continuou o delegado.


Na mesma rua, os agentes vistoriaram outra casa suspeita. Eles encontraram no local um colete da Polícia Civil. Um morador acabou detido e também conduzido a delegacia para averiguação.


Sêga avaliou como positiva a operação integrada das duas corporações. O trabalho especial terminou com a detenção de seis pessoas e no confisco das armas e roupas policiais. Um Fiat Siena, do mesmo modelo do carro usado pela quadrilha, foi retido e levado à delegacia. "Passaremos a noite analisando as provas e apurando a responsabilidade de cada pessoa encaminhada ao interrogatório", disse.






Reportagem Gilberto Vidal jornal a gazeta do Iguaçu dia 24 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Motorista de carreta abandonada aparece





Na tarde de segunda-feira (21) guardas municipais em patrulhamento pelo Bairro Vila Portes, atendeu solicitação de um comerciante do bairro, para verificar um caminhão carreta que estava estacionado na Rua Fagundes Varella desde a noite anterior.
Ao ser verificado o caminhão percebeu-se que a porta estava destrancada e com as chaves do veiculo na ignição, pesquisa feita quanto a furto e roubo nada foi constatado, diante da situação foi entrado em contato com a empresa proprietária do veiculo a qual informou que o referido caminhão estava aos cuidados de seu motorista e que a rota não incluía Foz do Iguaçu e que a empresa não estava conseguindo contato com o motorista.

O veiculo foi levado para a delegacia da policia civil onde será aguardado o proprietário do mesmo e será feito a investigação para se tentar achar o paradeiro do motorista.


O SEQUESTRO


O caminhoneiro apareceu e relatou que fora seguestrato na região de ibiporã, e sua carga de cimento descarregada naquela região, seu seguestrador o trouxe até Foz do Iguaçu sob ameaça de arma de fogo, como não conseguiu atravesar o veiculo ao paraguai abandonaram nas proximidades da ponte e após mantiveram o mesmo em uma residencia no Bairro Tres Lagoas, quando percebeu que não estava mais vigiado fugiu do local, conseguindo ajuda para chegar ate a delegacia de policia civil, de onde segue as iinvestigações parfa se chegar aos autores do crime


fonte matéria e fotos http://www.urgencia190.com.br/

OCORRÊNCIAS DE TERÇA PARA QUARTA-FEIRA

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 22 para 23 de MARÇO de 2011



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE
 





ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA





Uma equipe em patrulhamento pela BR 277 no Parque Imperatriz na manhã desta terça-feira (22), quando avistou uma aglomeração de pessoas em frente ao Hotel Rafagnin e constatou uma colisão entre duas motocicletas.


O acidente envolveu as motos HONDA CG FAN 125, placa ATE 6051, conduzida por GABRIEL SIMÕES DA SILVA e a motocicleta LEOPARD 323 AXA, dirigida por EDSON ALMEIDA SOUZA.


O condutor e carona da Honda CG tiveram lesões devido à queda e foram atendidas pelo SIATE.


A equipe permaneceu no local até a chegada da PRF para orientação de trânsito e demais providências.







ACHADO DE CADAVER/ISOLAMENTO DE LOCAL DE CRIME






Nesta terça, às 14h55min, a Central de Operações recebeu varias denúncias de que havia um cadáver no matagal localizado na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, no Jardim Almada, nas proximidades de Furnas.


Em conversa com os seguranças de Furnas, a equipe foi informada que agentes da Polícia Civil e da PM estiveram no local para saberem se tinham tal informação, porém desconheciam tal fato.


Ao deixar o local para realizar buscas do outro lado da subestação, a Central havia recebido ligação dos seguranças, os quais comunicaram que transeuntes havia encontrado o cadáver de uma pessoa.


Os agentes municipais se dirigiram ao local e encontraram o morador Sr. PAULINO MARIO DOS SANTOS junto ao corpo, que segundo ele era seu genro, VALMIR PRUDENTE (32) o qual apresentava varias perfurações provenientes de arma de fogo.


Foi realizado o isolamento do local e acionados os órgãos competentes para que fossem feitos os procedimentos cabíveis

terça-feira, 22 de março de 2011

OCORRÊNCIAS DAS ULTIMAS 24 HORAS

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES




De 21 para 22 de MARÇO de 2011



OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE 








VEÍCULO ABANDONADO POSSIVEL PRODUTO DE ILICITO




Por volta das 14h12min, a Central de Operações recebeu uma informação de que na Rua Fagundes Varela, no bairro Vila Portes, havia um caminhão MERCEDES BENZ LS 1938 acoplado à carreta de placa AOH 9403, que se encontrava estacionado deste a noite anterior.

A equipe averiguou que o veículo estava aberto, destrancado e com as chaves na ignição. Notou que no seu interior havia documentos, um celular, marcadores de tacógrafo, um cartão do Banco HSBC, um crachá em nome de REINALDO APARECIDO DA SILVA e blocos de notas e pedidos da EMPRESA SANDERSON MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.

Diante do exposto, foi realizado contato com a empresa localizada na cidade de LONDRINA-PR, onde foi obtida a informação de que tal caminhão deveria estar no município de IVAIPORÃ-PR.

Os responsáveis pela empresa tentaram entrar em contato com o motorista REINALDO, porém não havia obtido êxito.

Perante os indícios de um possível assalto, o caminhão foi conduzido à 6ª SDP para os procedimentos legais.






APREENSÃO DE MENOR POR ATO INFRACIONAL DE PORTE DE ARMA DE FOGO






Na tarde desta segunda-feira (21), durante patrulhamento pela Rua Gonçalves Dias, no bairro Jardim Jupira, uma equipe se deparou com elemento conduzindo uma motocicleta HERO PUCH, o qual demonstrava certa preocupação com a presença dos GM’s.

O condutor R.P.B (15) foi abordado e em revista pessoal encontrado sob sua posse uma pistola calibre 25, MARCA LORCIM, MODELO LT 25, desmuniciada e sem carregador.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia do Menor.







VEÍCULO RECUPERADO PRODUTO DE ROUBO/PRISÃO 

 


Em torno das 22h29min, realizando patrulhamento pela Rua Osvaldo Cruz, no bairro Vila Portes, guardas municipais em abordagem de trânsito fiscalizaram o veículo GM MONTANA, placas AMG 2821, conduzido por RUBEN ANTONIO FLORES BAEZ (19), de nacionalidade paraguaia.

Durante checagem, foi constatado que o mencionado veículo havia sido roubado na cidade de MARINGÁ-PR. No interior do automóvel foram encontradas duas placas paraguaias.

Defronte a ilicitude, veículo e condutor foram conduzidos à 6ª SDP para as providências cabíveis.

segunda-feira, 21 de março de 2011

GM detem menor armado

Na tarde desta segunda-feira (21), guardas municipais em patrulhamento pela Favela do Jupira, abordaram uma moto hero puch conduzida por um adolescente o qual durante a busca pessoal foi localizado na cintura do mesmo  uma pistola cal 6.35mm.


O menor disse usar a arma para sua proteção, a moto do mesmo foi conduzida ao patio de transito da guarda municipal e o menor a delegacia especial do adolescente para as providencias cabíveis.

www.urgencia190.com.br

domingo, 20 de março de 2011

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DE SABADO PARA DOMINGO

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 19 para 20 de MARÇO de 2011


OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE

 


APREENSÃO DE ADOLESCENTE POR ATO INFRACIONAL DE ROUBO COM ARMA






Às 12:15hs.,em patrulhamento pela rua Paris esquina com a rua Codorna no portal da foz, foi abordado o adolescente W. S. B., 17 anos, o mesmo havia praticado roubo juntamente com mais dois elementos ao mercado Rampazzo, na rua Mané Garrincha, 2777 – bairro Morumbi II, por volta das 09:00hs., de onde levaram uma bicicleta de cor vermelha marca sundaw, R4 70,00(setenta reais), e uma carteira com dinheiro e documentos de um cliente do estabelecimento. Através das características repassadas o mesmo foi localizado e reconhecido pelas vítimas, sendo apreendido e conduzido ao DEA para devidas providências.






FURTO EM ESTABELICIMENTO DE ENSINO






Às 10:58hs. Uma equipe foi até a escola municipal João XXIII, onde foi verificado que houve o furto de um computador completo da sala de informática. Foi averiguado que que uma das janelas foi aberta, onde o computador foi puxado pelos cabos e retirado pela janela. O responsável pelo estabelecimento foi orientado a registrar a queixa na 6ª SDP.




OBJETO RECUPERADO/CHASSI DE MOTOCICLETA ROUBADA






Às 18:52 hs., Através de denuncia anônima uma equipe deslocou até uma área técnica na avenida Tarquínio Joslim Santos (antiga vila Almada), onde foi localizado no meio da vegetação o chassis e partes de uma motocicleta, que após checagem pela numeração de chassis, verificou-se ser de uma Yamaha YBR factor, placa ATJ 2583 que possuía registro de roubo. Diante dos fatos os objetos foram encaminhados até a 6ª SDP para providências cabíveis.






DESCAMINHO/CONTRABANDO






Às 07:55 hs. uma equipe em patrulhamento pela vila portes foi avistado um veículo Toyota Corolla, placa AHA 823, sem placa dianteira, foi tentado a abordagem porém o condutor tentou evadir-se da viatura sendo feito o acompanhamento até o Hotel Castelinho, onde o veículo entrou de forma brusca e no momento em que a viatura foi adentrar ao pátio do hotel um rapaz que não foi identificado, pois evadiu-se do local, tentou fechar o portão para evitar a entrada da viatura, causando danos ao para choque. O veículo Corolla foi abordado feitas as notificações cabíveis e como estava carregado de mercadorias oriundas do Paraguai, foi conduzido até a receita federal, juntamente com os ocupantes C. A. A. C., 17 anos, Elton Romano, 23 anos e Carlos Alberto Riffel, 20 anos, para devidas providências.






APREENSÃO DE ADOLESCENTE POR ATO INFRACIONAL DE TRÁFICO DE DROGAS






Às 16:46 hs., em patrulhamento pelo jardim Jupira, um individuo com uma bolsa ao avistar a viatura tentou se evadir. O mesmo foi perseguido e abordado e constatado que na bolsa havia certa quantidade de maconha, que após pesada totalizou 16,7 kg. (17 tabletes maconha). O adolescente L. A. B. C., 16 anos, foi apreendido e encaminhado juntamente com a droga ao DEA para devidas providências.






PRISÃO POR INCÊNDIO






Às 20:44 hs., em patrulhamento pela rua Osvaldo Silva – bairro princesa Daiane, foi verificado que uma residência encontrava-se em principio de incêndio, a guarnição isolou o local até a chegada dos bombeiros. Alguns moradores informaram a equipe que o vizinho da casa incendiada Sr. Ismael Cândido de Souza, 37 anos, havia provocado o incêndio. Diante dos fatos o mesmo foi encaminhado a 6ª SDP, juntamente com as testemunhas e apresentadas a autoridade policial para as devidas providências.









sábado, 19 de março de 2011

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DAS ULTIMAS 24 HORAS


Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu  

SECRETARIA MUNICIPAL DE COOPERAÇÃO PARA
ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA
DEPARTAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL
CENTRAL DE OPERAÇÕES


De 18 para 19 de MARÇO de 2011

 
OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE


VEÍCULO RECUPERADO PRODUTO DE ROUBO


            Em torno das 05h40min desta sexta-feira (18), durante patrulhamento na Rua Francisco Kamer, no bairro Madre Tereza, uma equipe foi abordada por SANDRO DA SILVA, o qual relatou que na mesma madrugada, meliantes haviam assaltado sua residência, subtraindo-lhe o veículo VW KOMBI, placas ECT 0195 e alguns produtos eletrônicos.
            Sandro informou que havia entrado em contato telefônico com um dos seus celulares levados no roubo, e que foi informado por um dos meliantes que o seu automóvel tinha sido abandonado nas mediações devido problemas mecânicos.
            Foram realizadas buscas e o veículo foi encontra abandonado na Rua Francisco Bubas, no bairro Jardim Santa Rita. No seu interior foram encontrados sete (07) pneus de caminhões, seis (06) pneus de veículos de passeio e equipamentos eletrônicos.
            Diante da situação adversa, a equipe foi orientada pelo Delegado de Plantão da 6ª SDP a entregar as mercadorias na Receita Federal e o veículo deixado no mencionado órgão, o qual foi encaminhado àquele órgão para as providências legais.



TENTATIVA DE HOMICIDIO



            Durante patrulhamento pela Avenida Morenitas no bairro Morenitas II, guardas municipais se depararam com uma situação de tentativa de homicido seendo que uma equipe do SIATE realizava atendimento médico a vítimas de disparo de arma de fogo sendo no total de 4 .
            As vítimas EDUARDO KRELLES (20), JOÃO MARIA ORTEGA (18) e os adolescentes A.A.B.J (16) e M.N.Q (14) se encontravam no interior da Favela do Morenitas e devido ao tumulto de pessoas, a equipe auxiliou na segurança e isolamento dos locais para que fosse dado os primeiros socorros aos baleados.
            À pedido do médico socorrista, a equipe auxiliou no transporte de dois baleados até o Hospital Municipal.